Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Paradas para as Datas-Fifa também foram mantidas pela entidade no calendário da próxima temporada
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (31) o calendário do futebol masculino profissional para a temporada de 2024. Pela primeira vez, haverá a realização de um jogo de abertura para a Série A do Brasileirão. A partida inaugural ocorrerá em 13 de abril, em local a ser definido.
A inspiração, aliás, vem das ligas americanas, que prezam por um jogo inaugural com o melhor time da última edição para marcar o início da temporada.
O objetivo seria colocar um duelo isolado da primeira rodada no domingo, com o atual campeão e um time de expressão do campeonato. As outras partidas ocorreriam posteriormente. Atualmente, a largada para o Brasileirão é convencional, com os dez jogos espalhados no sábado e no domingo.
Em 2023, o Palmeiras, atual campeão, recebeu o Cuiabá em 15 de abril, um sábado, às 16h, no Allianz Parque. Houve uma partida da rodada simultaneamente e outro às 18h30 no mesmo dia.
A entidade máxima do futebol brasileiro também preservou as interrupções em todos os períodos de Data-Fifa programados para 2024. A Copa do Brasil, por sua vez, manterá os confrontos de ida e volta disputados aos domingos. As finais ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.
“Fizemos questão de manter a paralisação do Brasileiro Série A nas Datas-Fifa. Dado o grande sucesso, continuaremos com as finais da Copa do Brasil em dois domingos, valorizando ainda mais a competição. E, pela primeira vez na história, teremos um jogo inaugural da Série A”, iniciou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
“Será uma grande festa para celebrar o início do campeonato, que é o mais disputado do mundo. A CBF seguirá trabalhando na nossa gestão para tornar cada vez mais as competições rentáveis para os clubes e empolgantes para os torcedores brasileiros”, concluiu.
Campeonatos Estaduais
21/1 a 7/4
Datas das competições nacionais em 2024
Copa do Brasil: 21/2 a 10/11; Série A: 14/4 a 8/12; Série B: 20/4 a 26/11; Série C: 21/4 a 20/10; Série D: 21/4 a 29/11; Supercopa do Brasil: 3/2.
(R7 Esporte)