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Cliente reclama de “motoboy negro” em pedido no RS: “Mande um branco”

Perfil que pede “motoboy branco” em vez de um “negro” pode ter sido criado especificamente para ofender dono de pastelaria

Imagem de pedido de lanchonete, com acusações racistas de cliente no Rio Grande do Sul - Metrópoles

Uma lanchonete registrou um caso de injúria racial em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, na noite de terça-feira (14/11), após um cliente fazer um pedido e solicitar, nas observações, que fosse enviado um motoboy branco para a casa dele, em vez de um negro.

“Na última vez, veio um motoboy negro. Peço a gentileza que mande um branco. Não gosto de pessoas assim encostando na minha comida”, escreveu o cliente na nota e, depois, no chat de atendimento.

Em mensagem, o responsável pela pastelaria diz que é um caso de racismo.Play Video

A proprietária do estabelecimento, Daniela Rodrigues, respondeu ao cliente. Ela afirmou que o motoboy em questão se tratava, justamente, do dono da empresa. “Pois seu pedido será cancelado imediatamente e irei fazer uma denúncia contra o seu perfil. Faça o favor de não comprar mais na minha loja. Esse motoboy negro é o dono da empresa!”, rebateu.

O motoboy e empresário em questão foi identificado como Gabriel Fernandes da Cunha, que é, de fato, um dos proprietários da empresa, e casado com Daniela.

Perfil criado para ofender motoboy e dono

A suspeita é de que o perfil do cliente tenha sido criado justamente para ofender, já que, ao tentar contato com o condomínio para denunciar o possível cliente, a resposta dada a Daniela foi de que não existia tal apartamento. A empresária registrou um boletim de ocorrência, e o caso segue em investigação.

Em nota ao G1, o aplicativo iFood, por onde o pedido teria sido feito, ressaltou que repudia quaisquer atitudes racistas, que o comportamento fere os temos de uso do aplicativo. Nesses casos, os entregadores podem solicitar suporte jurídico e psicológico da plataforma.about:blank