Foto: Celal Şimşek
Um grupo de pesquisadores do Comitê de Arqueologia e Escavação de Loadikya da Universidade Pamukkale desenterrou a cabeça de uma estátua gigante de Hígia, conhecida como a Deusa da Saúde e da Limpeza na mitologia grega, na Cidade Antiga de Loadikya, em Denizli. A peça é datada de cerca de 2.100 anos atrás e, segundo o jornal turco Milliyet, a descoberta foi revelada ao público nesta sexta-feira nas redes sociais do líder da escavação, Celal Şimşek.
“O encontro do sol e nós com Hígia após 2.100 anos em Laodicéia”, escreveu o professor Celal Şimşek em um post no Facebook.
Frequentemente retratada em esculturas e relevos como uma jovem portando uma cobra em uma mão, e um recipiente em outra, Hygieia, ou Hígia, na mitologia grega e romana, era filha de Asclépio, o Deus da Medicina, com Epione, Deusa associada ao alívio da dor.
Algumas linhas de pesquisa afirmam que o nome Hígia influenciou, inclusive, a linguagem moderna, particularmente no campo da saúde. Termos como “higiene” e “higienista” poderiam derivar diretamente de seu nome.
(O Globo)