Ouça Ao Vivo

Surfista Gabriel Medina entra para lista de famosos que estampam capas de caderno icônicas: confira

Nos anos 1990 e 2000, imagens de modelos, atores, atrizes, cantores e jogadores de futebol acompanhavam os estudantes em sua rotina escolar

Os brasileiros pediram, e uma famosa marca brasileira de material escolar atendeu: a foto icônica de Gabriel Medina “voando em pé” com sua prancha de surfe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 vai virar capa de caderno escolar. Quem não viveu a moda dos anos 1990 e 2000 pode não ter entendido a reinvindicação… O EXTRA explica!

Nessa época, todo mês de janeiro, as papelarias ofereciam uma infinidade de opções de capas de cadernos e fichários para renovar o material escolar de crianças, adolescentes e jovens universitários. Além de super-heróis, bichinhos fofos, estampas coloridas e personagens de animação, havia quem preferisse a fotografia de belos rostos, muitas vezes, de desconhecidos que atuavam como modelos.

Muitas dessas beldades estavam começando também na carreira artística, e outras viriam a se tornar famosas nacionalmente. Foi o caso de Luana Piovani, que iniciou sua vida profissional como modelo em 1990 e, três anos depois, estreou como atriz na minissérie “Sex appeal”, da TV Globo. E a lindíssima Ana Paula Arósio, que passou a fazer fotos e campanhas publicitárias aos 12 anos e se tornou atriz aos 18, tendo como marco inicial da carreira artística o filme “Forever” (1993), do diretor Walter Hugo Khouri.

Capas de cadernos com famosos nos anos 90 e 2000 — Foto: Reprodução de internet
Capas de cadernos com famosos nos anos 90 e 2000 — Foto: Reprodução de internet

Galãs da TV, do cinema, da música e do futebol, brasileiros e estrangeiros, não ficaram de fora das coleções anuais: cada capa funcionava como um minipôster do ídolo do estudante, cuja imagem o acompanhava diariamente nos estudos. Muita mocinha suspirou, entre uma aula e outra, ao dar de cara com o ator e apresentador Marcio Garcia, o jogador de futebol Kaká e o cantor Daniel, por exemplo, ao tirá-los da mochila.

E a moda seguiu forte pelos anos 2000, quando Mel Lisboa, sensação ao estrelar a minissérie “Presença de Anita” (2001), da TV Globo, estampou fichário. Teve até ex-BBB indo para a escola com a garotada: o campeão do “Big Brother Brasil” em 2006, Diego Alemão. Relembre abaixo famosos que entraram na onda: