Os participantes que não concordarem com os gabaritos podem recorrer até quarta (21)
Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) podem conferir os gabaritos preliminares das provas objetivas a partir desta terça-feira (20), de acordo com o cronograma do certame. O material está disponível no site oficial da prova e na página do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Confira os gabaritos das provas 1 a 8 – manhã
Confira os gabaritos das provas 1 a 8 – tarde
Recursos
Com a visualização das respostas, os participantes que não concordarem com a formulação de alguma questão e/ou dos gabaritos divulgados, podem apresentar recursos na terça e quarta-feira (21) na página oficial do certame.
“Para recorrer, o candidato deverá encaminhar sua solicitação à Fundação Cesgranrio, por meio do campo de Interposição de Recursos”, declara o edital do concurso.
Segundo o documento, o candidato não deverá se identificar nos recursos. “Será considerado indeferido, independentemente de sua procedência, o recurso do candidato que se subscrever, e/ou apresentar, em seu texto, qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite sua identificação”, explica.
O edital também ressalta que recursos via postal, correio eletrônico, fax ou fora do prazo preestabelecido não serão aceitos.
As decisões serão divulgadas coletivamente no dia 8 de outubro, junto com as notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva. Apenas as definições dos pedidos deferidos serão comunicadas. “Os pontos relativos às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos que realizaram as provas objetivas”, reitera.
• Inscrições do Concurso do BNDES terminam nesta segunda-feira (19)
• No primeiro semestre, IEL inseriu cerca de 5 mil estagiários pernambucanos no mercado• TJPE publica edital de concurso para juiz substituto
Calendário
Segundo o cronograma do certame, no dia 10 de setembro será disponibilizada a imagem do cartão-resposta. Já o resultado final está marcado para 21 de novembro.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza o calendário completo com as próximas etapas do certame na sua página oficial.
Eliminação
Em nota, o MGI afirmou que as pessoas que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas serão eliminados. O concurso tinha vários tipos de prova e era preciso identificar no cartão-resposta, onde é marcado o gabarito.
“Em relação às pessoas que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas, o Ministério da Gestão informa que, após consulta à banca aplicadora e consulta jurídica, definiu que, em respeito ao edital, ocorrerá a eliminação dos candidatos”, destaca.
Após a realização do concurso, na noite do último domingo (18), a ministra Esther Dweck havia dito que esses candidatos não seriam desclassificados, o que gerou críticas nas redes sociais, já que o edital e a capa dos cadernos de questões especificavam a necessidade do preenchimento.
Números
O CPNU teve 2,14 milhões de inscrições e cerca de 1 milhão de pessoas presentes. O concurso foi realizado em 228 cidades espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal (DF). Ao todo, são oferecidas 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
(Folha de Pernambuco)