Ouça Ao Vivo

Piloto avistou óvni e realizou manobra para evitar colisão, aponta documento da FAB

Encontro aconteceu em janeiro de 2014, enquanto avião sobrevoava o estado do Ceará

Avião da GOL realizando vooReprodução / Instagram

Um piloto da empresa de aviação GOL relatou ter visto um óvni (objeto voador não identificado) durante o voo 9109, que fazia o trajeto de Brasília a Fortaleza, próximo à cidade de Quixadá (CE) em 24 de janeiro de 2014, por volta de 12h10. O caso foi registrado em um documento da FAB (Força Aérea Brasileira) e divulgado pelo Arquivo Nacional.

Segundo o texto, o objeto estava “voando muito rápido” e em movimentos zigue-zague, exigindo inclusive uma manobra evasiva para evitar a colisão. O encontro aconteceu de 10 mil a 10,6 mil pés de altura.

Outro piloto, que fazia viagem entre Alagoas e Piauí, afirmou ter encontrado o objeto e feito contato visual com ele, o descrevendo com cor branca e tamanho médio para grande, passando a aproximadamente 300 pés (91,44 metros) da aeronave e também exigindo manobras para evitar o impacto.

Relatos

O Arquivo Nacional revelou cerca de 30 documentos com relatos de avistamentos de óvnis por pilotos brasileiros. Em um deles, que aconteceu em abril de 2023, um objeto estático foi identificado em Porto Alegre (RS) e também possuía uma cor branca, com tom alaranjado. De acordo com registro do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), ele já havia sido observado três vezes naquela semana.

(O Dia)