Ouça Ao Vivo

Marcelo Cosme e Demétrio Magnoli discutem ao vivo na Globonews: ‘Sou cordial com você, seja comigo’


Foto: Reprodução/Instagram;Reprodução/TV Globo


Dois jornalistas da Globonews protagonizaram um ‘climão’ ao vivo na segunda-feira, 26. Quem assistia o programa Em Pauta, se surpreendeu com as alfinetadas entre o âncora Marcelo Cosme e Demétrio Magnoli. Durante sua participação, o comentarista acusou Cosme de cortar suas falas e ele retrucou: “Sou cordial com você, seja cordial comigo”. 

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

Marcelo Cosme mediava uma conversa entre jornalistas sobre as queimadas na Bolívia quando Demétrio Magnoli resolveu falar da coivara, uma técnica agrícola usada em comunidades tradicionais do país. 

O âncora, então, o interrompeu: “Eu queria que você respondesse o que você queria falar naquela hora, que eu pedi para ouvir o Ariel antes”, disse, se referindo ao comentarista Ariel Palácios, que tinha acabado de dar sua contribuição sobre o tema.

“É disso que eu estou falando, não posso?”, respondeu Demétrio. Marcelo Cosme tentou contornar a situação e explicou a fala. “Ah, sim. Mas é que o Ariel falou sobre outro assunto, sobre a Bolívia, e você levantou o dedo. Eu pensei que você queria respondê-lo”, argumentou. 

De maneira grosseira, Demétrio retrucou: “É, exatamente”. O ‘climão’ piorou quando o apresentador perguntou se o comentarista tinha ficado chateado. 


“Então vai, meu querido. Não precisa ficar assim, não. Pode falar tranquilamente. Você ficou bravo comigo?”, questionou em tom de brincadeira. “Não, eu estou tentando falar tranquilamente, mas você não está deixando, Marcelo”, reforçou o comentarista.

Em uma tentativa de retomar o controle do programa, Marcelo fez um pedido ao colega de trabalho: “Demétrio, vamos manter aqui a cordialidade? Eu sou cordial com você, por favor, seja cordial comigo. Por favor.”


“Ouça, Marcelo. Ouça. Faça um esforço e ouça”, rebateu Demétrio. “Então, fale, porque a palavra está com você, senhor”, disse Cosme, passando a bola para o comentarista. Depois disso, o papo seguiu no Em Pauta.

Demétrio Magnoli já discutiu com Guga Chacra


Em julho, o comentarista já tinha protagonizado um bate-boca com o também jornalista Guga Chacra. Enquanto falavam das eleições legislativas na França, os dois divergiram de opinião e subiram o tom ao vivo. 

Durante a conversa, Chacra disse que o colega de trabalho estaria rejeitando o rótulo de extrema-direita para Marine Le Pen. “Eu já desisti de entrar nessa questão da extrema direita. Ela é extrema direita. Eu prefiro ficar com o Le Monde, The Economist, New York Times, Washington Post”, pontuou.

Demétrio já discutiu ao vivo com Guga Chacra

O correspondente internacional seguiu argumentando. “Eu sempre sigo nessa linha porque é assim que ela é descrita, inclusive, na França. Normalizar uma xenófoba, islamofóbica, racista contra árabes é muito grave. A direita tradicional não prega essas coisas”, alertou.

Na sequência, Demétrio pediu para Marcelo Cosme, o âncora do Em Pauta, um tempo de resposta. Durante sua fala, ele chegou a sugerir que Chacra expôs uma “indignação moral” e não explicou para os espectadores a atual situação da França.

“Estão normalizando a extrema direita. É isso que está acontecendo, Demétrio”, rebateu o comentarista. Demétrio, então, pediu que ele não o interrompesse e o jornalista elevou o tom: “Mas você corta a Flávia [Oliveira, comentarista da GloboNews] o tempo todo. Eu não posso falar?”, questionou Chacra.

(Terra)