Arena de Pernambuco vai receber pela 5ª vez o clássico entre Sport e Santa; retrospecto é de equilíbrio

0
56

Sport x Santa Cruz — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Nos quatro duelos anteriores, três com mandos do Leão, foram dois empates sem gols e uma vitória para cada lado; partida de sábado vale a classificação para a final do Pernambucano


Rivais centenários, Sport e Santa Cruz sempre tiveram na Ilha do Retiro e no Arruda os palcos principais do Clássico das Multidões. Porém, desde 2016, a Arena de Pernambuco também passou a receber, mesmo que esporadicamente, os duelos entre rubro-negros e tricolores.

Assim, o jogo de volta da semifinal do Campeonato Pernambucano, no próximo sábado, será o quinto a ser realizado no estádio de São Lourenço da Mata. E o retrospecto até agora é de completo equilíbrio.

Curiosamente, o Santa Cruz só foi mandante no primeiro Clássico das Multidões realizado na Arena de Pernambuco. Na ocasião, as diretorias dos dois clubes concordaram em mandar as duas partidas válidas pela Copa Sul-Americana de 2016 no estádio.

Na ida, com mando coral, empate sem gols. Na volta, com o Sport “jogando em casa”, o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol do atacante Bruno Moraes, e se classificou.

Bruno Moraes Sport x Santa Cruz Sul-Americana — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

A Arena de Pernambuco só voltaria a receber as duas maiores torcidas do Estado no ano passado, em duelo válido pela Copa do Nordeste. Em um jogo que teve o Sport dominante, mas com o Santa tendo a chance mais clara de balançar as redes, já nos minutos finais, novo empate por 0 a 0.

O jogo registrou o maior público do Clássico das Multidões em São Lourenço da Mata, com 27.502 torcedores.

Melhores momentos de Sport 0 x 0 Santa Cruz

A única vitória do Sport sobre o Santa Cruz na Arena de Pernambuco foi no confronto mais recente.

No dia 20 de janeiro, pela terceira rodada do Estadual, o Rubro-negro bateu o rival por 2 a 1 com Gustavo Coutinho marcando seu primeiro gol pelo Leão, Thiaguinho empatando aos 10 minutos do segundo tempo, mas o volante Fábio Matheus, aos 35, dando números finais à partida.

Como foi o clássico entre Sport e Santa Cruz, que agitou a Arena de Pernambuco no último sábado

Após o empate por 1 a 1 no jogo de ida da semifinal, no Arruda, não há vantagem para qualquer lado. Quem vencer no próximo sábado se classifica para a final. Já um novo empate, por qualquer placar, leva a decisão para os pênaltis.

E assim como só os tricolores tiveram direito a estarem no Arruda, para o jogo da Arena de Pernambuco será permitida a entrada apenas de torcedores do Sport.

Na última parcial divulgada pelo clube na noite da segunda-feira (primeiro dia de vendas), 24.624 ingressos já haviam sido vendidos.

Os Clássicos das Multidões na Arena de Pernambuco

  • Santa Cruz 0x0 Sport – Copa Sul-Americana (24/08/2016) – Público: 5.517
  • Sport 0x1 Santa Cruz – Sul-Americana (31/08/2016) – Público: 6.570.
  • Sport 0x0 Santa Cruz – Copa do Nordeste (18/3/2023) – Público: 27.502
  • Sport 2×1 Santa Cruz – Pernambucano (20/1/2024) – Público: 20.860