Jojo Todynho é a mais recente celebridade a optar pela cirurgia bariátrica, procedimento destinado a tratar a obesidade grave através da redução do estômago em indivíduos com um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 40.
Jojo não está sozinha nessa decisão e são muitos os famosos que já trilharam esse caminho em busca de uma vida mais saudável. Conheça suas histórias.
- Fausto Silva
Em 2009 Faustão se submeteu à cirurgia e perdeu impressionantes 40 kg. A técnica usada, desenvolvida pelo médico Áureo Ludovico de Paula, tinha como promessa também manter o diabetes sob controle.
No “Domingão” de 2 de agosto do mesmo ano, ao vivo, ele contou sobre a cirurgia: “Me submeti a uma cirurgia bariátrica, com uma técnica nova, diferente da redução de estômago e de todas as intervenções para se perder peso. Se tudo der certo, eu não só resolvo esses problemas causados pela diabetes e pela pressão alta, como vou emagrecer de 20 a 35kg. O mais importante, no entanto, é estar saudável”.
- João Guilherme Silva
Em 2020 o filho de Fausto perdeu mais de 50 kg após a cirurgia. Na época ele contou detalhes do impacto na sua vida.
“Eliminei quase 80kg. Atingi 140 kg quando tinha entre 15 e 16 anos. Apesar de algumas críticas naquela época sobre a decisão de fazer a cirurgia, é essencial entender os riscos à saúde de manter um peso tão elevado. Foi, sem dúvida, a melhor escolha que fiz. Me transformei completamente”, declarou João Guilherme em entrevista ao Podcast “Ticaracaticast”, dos humoristas Bola e Carioca.
- Boninho
Em 2016, o diretor de TV optou pelo procedimento e perdeu 40 kg. Na época ele fez questão de falar sobre as mudanças benéficas para sua saúde, como a redução das taxas de colesterol e glicose.
- Leandro Hassum
O humorista fez a bariátrica em 2014, quando pesava 150 kg, e experimentou uma profunda transformação em sua saúde e aparência.
- Maiara
A cantora sertaneja, da dupla com Maraísa, realizou o procedimento em 2018, resultando na perda de 20 kg.
- Fabiana Karla
A atriz e humorista optou pela técnica Lazzarotto e Souza, procedimento que coloca um anel no intestino do paciente. Na época ela explicou os seus motivos em entrevista para o UOL: “Resolvi fazer a cirurgia pela minha saúde mesmo. Porque estava me sentindo ofegante, meus joelhos já estavam mal, sobrecarregados. Estava me sentindo cansada quando subia escada”.
Anos depois, Laura Simões, filha de Fabiana Karla decidiu seguir os passos da mãe em busca de uma solução eficiente para seus problemas de saúde. Ela fez o procedimento em 2015, quando tinha apenas 17 anos e pesava 125 quilos. Após a cirurgia ela eliminou 40 quilos.
- Solange Almeida
Membro do Aviões do Forró, Solange fez a bariátrica em 2008 e perdeu incríveis 50 kg.
- André Marques
O ator se submeteu à operação em 2013, e 5 anos depois, relatou uma perda de 70 kg.
- Silvia Poppovic
Depois de várias dietas, Silvia realizou a cirurgia em 2017. Ela celebrou a mudança e a melhoria em sua qualidade de vida após perder 50 kg.
- Mariah Carey
Mariah Carey tem uma silhueta que faz suspirar, mas nem sempre foi assim. Desde o início de sua carreira em 1990, ela se tornou alvo frequente de comentários da mídia sobre seu corpo.
Depois de tentar várias dietas, em 2017, ela optou pela cirurgia de manga gástrica, visando melhorar sua resistência e performance. Após o procedimento, Mariah manteve um peso equilibrado e nunca mais precisou se preocupar com o assunto.
- Sharon Osbourne
Sharon Osbourne, jurada icônica de programas como X Factor e conhecida por suas interações intensas com Simon Cowell e Louis Walsh, sempre foi transparente sobre procedimentos estéticos. Sua transformação com a banda gástrica, que resultou na perda de aproximadamente 50 kg, chamou atenção de todos. Sete anos após o procedimento, ela optou por remover a banda, afirmando ter aprendido a regular seus hábitos alimentares.
- Kelly Osbourne
Em 2020 Kelly Osbourne decidiu seguir os passos da mãe, Sharon e se submeteu a mesma cirurgia da banda gástrica. Em 2020, ela revelou: “Essa cirurgia muda o formato do seu estômago. Foi a melhor decisão da minha vida.” Além do emagrecimento, a intervenção contribuiu positivamente para sua sobriedade, reduzindo os desejos pelo álcool.
- Rosie O’Donnell
Após um grave ataque cardíaco em 2012, Rosie O’Donnell, então com 50 anos, foi aconselhada pelos médicos a emagrecer. Durante um ano ela buscou um estilo de vida mais saudável, por meio de dieta e exercícios. Em 2013 Rosie optou pela manga gástrica vertical. Em depoimento à revista People em 2016, ela destacou a importância desse tipo de cirurgia para aqueles que enfrentam obesidade severa, afirmando que a mudança foi extremamente positiva em sua vida.
(O Fuxico)