Câmera escondida: confira dicas para detectar o equipamento no ambiente

0
183

Aplicativos de scanner ou busca simples com lanterna são opções disponíveis

Por Danielle Santana

Recentemente, um caso de possível espionagem em um quarto de resort chamou a atenção dos pernambucanos. Alegando ter encontrado uma câmera escondida nas acomodações, um casal de turistas prestou queixa na Polícia Civil de Pernambuco. cheap dildos cheap dildos cheap wigs online fiitg jerseys cheap dildos proshop nfl cheap dildos cheap wigs online cheap dildos wig shop cheap wigs online fiitg jerseys wig shop wig shop cheap dildos

O equipamento, que estaria direcionado para a cama e escondido atrás de uma tomada, foi localizado com a ajuda de uma lanterna. A situação viola o direito à privacidade e pode trazer sérios riscos para os hóspedes.  

Para se proteger, é possível tomar atitudes simples, eficazes em detectar a presença do equipamento no ambiente. Uma delas s é realizar o download de aplicativos que são capazes de encontrar as câmeras

Atualmente, diversas ferramentas estão disponíveis tanto para smartphones Android quanto iOS. Uma delas é o Glint Finder, que utiliza o flash da câmera para localizar reflexos da lente de câmeras ocultas. Na versão para iOS, o aplicativo também é capaz de analisar a rede Wi-Fi para encontrar dispositivos conectados.

Outra opção é o Hidden Camera Detector, que além de usar a câmera e o Wi-Fi para buscar o equipamento, também analisa a atividade magnética na proximidade do celular. – PUBLICIDADE –

Uma terceira sugestão é o aplicativo Fing. Por meio dele, o usuário consegue realizar uma varredura de rede para identificar todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi. Como as câmeras necessitam estar conectadas para transmitir a gravação, o aplicativo também é eficiente na detecção de equipamentos escondidos. 

Além dos aplicativos, o cidadão também pode realizar uma busca manual. Segundo a especialista em segurança digital e CEO da Bidweb, Flávia Brito, o processo pode ser feito de forma simples. 

“Uma opção é apagar todas as luzes e deixar o ambiente totalmente escuro. Depois, pegar a lanterna do celular e ir passando nas brechas, nos quadros, em objetos e lugares que podem ser mais suspeitos e procurar uma luz de LED piscando”, afirmou Flávia.

(Folha de Pernambuco)