Foto: Lívia Villas Boas / CBF
São Paulo, SPO tão aguardado reencontro entre a Seleção Brasileira feminina e a Jamaica aconteceu. Neste sábado, o Brasil de Arthur Elias venceu as jamaicanas, por 4 a 0, em amistoso na Arena Pernambuco. O triunfo ficou marcado por gols de Adriana, Swaby (contra) e dois golaços de Marta.
Essa foi a primeira vez que as seleções se reencontraram após a Copa do Mundo feminina de 2023. Naquela ocasião, a Seleção feminina precisava vencer a Jamaica para ir às oitavas de final. Contudo, foram as jamaicanas que se classificaram ao mata-mata após segurarem o empate sem gols com o Brasil. Na época, as brasileiras ainda eram comandadas pela sueca Pia Sundhage.
As duas seleções voltam a se encontrar em um novo amistoso nesta terça-feira. A bola para Brasil e Jamaica rola às 20h (de Brasília), dessa vez na Arena Fonte Nova.
Essa é a última data Fifa antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O técnico Arthur Elias vem fazendo os últimos testes para definir as 18 atletas que integrarão a convocatória.
O jogo
Com seis minutos de jogo, o Brasil criou sua primeira oportunidade. Adriana recebeu e disparou em velocidade, driblando a defensora jamaicana e invadindo a grande área. A camisa 9 cruzou rasteiro e Marta chegou finalizando de primeira, mas a bola foi pela linha de fundo.
Dois minutos depois, o Brasil ficou próximo do gol novamente. Marta enfiou lindo passe para Cristiane. A centroavante, porém, demorou para finalizar. Quando conseguiu o chute, a bola foi desviada pela zaga da Jamaica. Após o lance, foi marcado o impedimento da camisa 11.
Aos 18 minutos, a Seleção feminina criou nova oportunidade de gol, mas parou na goleira jamaicana. Antonia chutou forte de fora da área e obrigou a arqueira Rebecca Spencer a fazer grande defesa.
No entanto, quem inaugurou o marcador foi a Jamaica. Após cobrança de escanteio, McCoy cabeceou para o fundo do gol, mas no meio do caminho derrubou a goleira Lorena. A árbitra marcou falta sobre a arqueira, anulando rapidamente o gol jamaicano.
O Brasil não deixou a Jamaica crescer e conseguiu fazer o primeiro gol do confronto. Adriana recebeu de Ludmila na entrada da área, ajeitou e bateu colocado para marcar um golaço na Arena Pernambuco: 1 a 0.
Com 39 minutos no relógio, a Canarinho chegou ao segundo gol. Cristiane fez lindo lançamento para Ludmila. A atacante tentou dominar dentro da área e a bola escapou. Na tentativa de afastar, a zagueira jamaicana acabou mandando contra a companheira Swaby. Assim, a bola acabou no fundo dos redes em um gol contra.
Já na volta para o segundo tempo, o Brasil começou colocando uma bola na trave. Adriana, novamente de fora da área, arriscou um bonito chute que acertou o travessão da goleira Spencer.
E foi aos nove minutos da segunda etapa que a Seleção ampliou. Tamires apareceu pela esquerda e cruzou. Yaya apareceu na pequena área e cabeceou para o fundo das redes. No entanto, o gol foi anulado por um impedimento no lance.
Com 17 minutos, o Brasil teve chance de, de fato, fazer o terceiro gol. Marta lançou linda bola para Ludmila, que dominou no peito dentro da área. Na hora da finalização, porém, a atacante bateu mascado e parou em defesa de Spencer.
Foi aos 18 minutos do segundo tempo que o terceiro gol saiu. Após receber lançamento dentro da grande área, Marta dominou e finalizou na saída da goleira Spencer para ampliar para a Seleção feminina: 3 a 0.
Com 33 minutos, Tamires lançou Debinha, que recebeu dentro da área. A atacante cortou Swaby e bateu para o gol, mas viu a goleira Spencer espalmar para a linha de fundo.
E já no fim do jogo, Marta marcou uma pintura na Arena Pernambuco. A atacante recebeu na entrada da área, driblou Sampson e finalizou colocado, acertando o ângulo direito da goleira Spencer. Um golaço digno de uma Rainha para fechar o placar em 4 a 0 para o Brasil.
(Gazeta Esportiva)