Músico compartilhou condição de saúde com o colega de Guns N’ Roses desde quando se conheceram
Duff McKagan lançou nas plataformas digitais o EP solo “This is the Song”. Contando com 3 faixas inéditas, o material é o primeiro autoral do baixista do Guns N’ Roses desde “Tenderness”, disponibilizado em 2019.
A faixa-título, escrita em meio a um ataque de pânico do músico, promove uma parceria com a Propeller, instituição americana que “inspira o ativismo e ajudar a construir movimentos para a mudança da visão coletiva em relação à saúde mental”
As outras duas músicas, “Pass You By” e “It Can’t Come Too Soon”, também acompanham a temática proposta.
Em material promocional, McKagan falou mais um pouco sobre o problema que o acompanha desde a adolescência, além de atingir milhões de pessoas em todo o planeta (incluindo este que vos escreve). E revelou ter um aliado muito próximo.
“Slash tem sido um porto seguro para mim ao longo do tempo. Eu o conheci quando me mudei para Los Angeles e já à época contei que tenho esses ataques de pânico. Ele ouviu e disse: ‘ok, bem, se acontecer, vamos lidar com a situação’.
A maneira que os dois estabeleceram para criar conexão em meio a uma crise é falando sobre o que mais amam.
“Quando acontece, ele fala comigo sobre qualquer coisa, menos o ataque de pânico. Puxa algum assunto relacionado a música tipo: ‘Ei, aquele primeiro disco do Led Zeppelin, você notou que eles fizeram tal coisa…’”
Duff McKagan e Guns N’ Roses
Atualmente, Duff McKagan excursiona pelos Estados Unidos como baixista do The Losers. A banda de apoio de Iggy Pop ainda conta com o baterista Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) e os guitarristas Andrew Watt e Jamie Hince (The Kills).
Por hora, apesar de tentar dizer o contrário, o Guns N’ Roses não parece ter planos para lançar um álbum. O grupo não disponibilizou nenhum disco completo desde a volta do baixista e do guitarrista Slash, no ano de 2016.
Em 2021, o grupo liberou os singles “Absurd” e “Hard Skool”, reaproveitadas e retrabalhadas a partir das sessões de “Chinese Democracy” (2008), seu disco de inéditas mais recente. Um EP também chamado “Hard Skool” foi divulgado no ano seguinte, com as duas novas faixas e outras duas gravações ao vivo de antigos hits.