Como usar o ChatGPT-4 | Guia Prático

0
694
Levart_Photographer/Unsplash
Levart_Photographer/Unsplash

O ChatGPT-4 tem esse nome porque usa a tecnologia GPT-4, o modelo de linguagem lançado pela OpenAI em 2023 e com muitas vantagens em relação ao antecessor. A versão mais poderosa do chatbot está disponível para assinantes do serviço pago ChatGPT Plus, mas existem formas de acessá-la gratuitamente por outros apps.

Qual a diferença entre GPT-3.5 e GPT-4?

Ambos são Large Language Models (LLM), grandes bases de dados usadas para o treinamento de IA generativa, mas o GPT-3.5 é uma versão mais antiga, lançada em dezembro de 2022. O modelo tem algumas limitações para criar textos longos e programar códigos, além de ser treinado com informações até setembro de 2021.

O GPT-4 foi lançado em março de 2022, conta com maior capacidade de compreender prompts e gerar respostas mais longas e pode pesquisar na internet em tempo real para obter mais dados. O modelo é treinado com informações até setembro de 2021, mas a versão GPT-4 Turbo é atualizada até abril de 2023. 

Quem usa o ChatGPT de forma gratuita só pode executar prompts com o modelo GPT-3.5. Assinantes do ChatGPT Plus ganham acesso ao GPT-4 e uma série de ferramentas exclusivas, como o acesso a GPTs personalizados e mais funções de análise de dados.

Quanto custa o ChatGPT-4?

O ChatGPT Plus, que disponibiliza o acesso à IA com o GPT-4, é oferecido a US$ 20 por mês (cerca de R$ 100 em conversão direta). A assinatura é feita via site ou aplicativo do ChatGPT e aceita cartões de crédito internacionais. CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por tratar-se de uma transação internacional, a compra ainda conta com a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), quando feita no Brasil. Por outro lado, existem aplicativos que incorporam a tecnologia do GPT-4 e permitem acessá-la sem custos.

Como usar o GPT-4 no ChatGPT Plus

Com uma assinatura ativa, siga estes passos:

  1. Abra o ChatGPT;
  2. Clique em “ChatGPT 3.5”;
  3. Selecione “GPT-4”;
  4. Envie os prompts.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como usar o ChatGPT-4 de graça

A principal forma de acessar o GPT-4 de graça é pelo Copilot, assistente de IA da Microsoft que usa a mesma tecnologia da OpenAI. A Gigante de Redmond introduziu o modelo à versão para Windows, mas há um comando para ativá-lo manualmente no aplicativo do assistente para celulares.

A desenvolvedora reforça que o tempo para obter uma resposta pode ser maior, mas o chatbot pode produzir textos mais longos. Veja como usá-lo:

  1. Abra o Microsoft Copilot nos celulares (Android | iOS);
  2. Entre com a conta da Microsoft;
  3. Toque em “Usar o GPT-4;
  4. Envie prompts e aguarde as respostas com o modelo atualizado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ative o GPT-4 no app do Copilot para celulares (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Ative o GPT-4 no app do Copilot para celulares (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

O Copilot é a opção mais famosa, mas ainda é possível acessar o modelo de linguagem gratuitamente a partir de outros apps: Perplexity.ai, Bing e Merlin são algumas opções que usam a tecnologia.

Não sabe qual chatbot usar entre ChatGPT e Bard? Compare as vantagens da ferramenta da OpenAI e os benefícios da IA do Google.