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Crianças a partir dos 5 anos são bastante perspicazes quando se trata de detectar trapaceiros

 A trapaça é um fenômeno social complexo. No entanto, dois componentes principais são comuns na maioria das formas de trapaça: violar uma regra e obter uma vantagem injusta. As crianças entendem regras e violações de regras desde o início do desenvolvimento, mas pouco se sabe sobre como as crianças percebem e julgam o comportamento de trapaça.

Em recente estudo, crianças de 5 anos (n = 31) e crianças de 7 anos (n = 32) assistiram a vídeos de jogos em que um jogador burlava as regras de uma maneira que o beneficiava, e outro burlava as regras de uma forma que o prejudicava. No geral, tanto as crianças de 5 quanto as de 7 anos prontamente reconheceram os infratores ao endossar que as ações de ambos os jogadores foram ruins e que alguém havia trapaceado.

No entanto, as crianças mais velhas distinguiram mais prontamente o jogador vantajoso do desvantajoso e foram mais propensas a avaliar negativamente o jogador vantajoso.

Assim, no final da pré-escola e nos primeiros anos escolares, as crianças demonstram uma compreensão emergente das nuances das violações de regras. Essa compreensão pode ajudar as crianças a entender as ações dos outros e fazer inferências importantes sobre possíveis parceiros sociais.

(Boa Saúde)