Esse é um questionamento feito pelas famílias que têm dependentes químicos e se deparam quando vivenciam a dor de ver um parente entregue às drogas
Para orientar às pessoas que convivem com essa realidade e interessados no assunto, a Clínica Recomeço que faz o trabalho de reabilitação há mais de 4 anos, aqui no Vale do São Francisco, vai promover uma palestra informativa com a psicóloga especialista em dependência química, Gabriela Abdalla, na próxima semana, em Petrolina.
O evento tem como proposta principal abordar sobre um tema tão importante e urgente nos dias de hoje: o uso de drogas e álcool dentro das famílias. Nossa sociedade muitas vezes enfrenta essa questão em silêncio, com muitos familiares sem saber como agir ou a quem recorrer quando um ente querido está passando por essa situação.
No Brasil, quase 30 milhões de pessoas têm algum dependente químico na família. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em média, 6% da população brasileira faz uso de algum tipo de droga, com dependência. São mais de 12 milhões de pessoas.
Com 14 anos de experiência no tratamento de dependentes químicos, a psicóloga Gabriela Abdalla, de 42 anos, recentemente viralizou na internet quando um paciente publicou o vídeo de uma de suas reuniões. Sua forma firme de falar, de modo direto e contrário à vitimização, agradou muita gente. E renovou a esperança de familiares que já haviam deixado de acreditar no tratamento.
No evento, serão discutidos vários aspectos importantes, como:
Entendimento do vício como uma doença (adicção) : Vamos abordar como o uso de substâncias é uma condição que precisa ser compreendida, não apenas do ponto de vista médico, mas também psicológico e social.
O papel da família na recuperação: A família é uma peça fundamental nesse processo, e vamos falar sobre como oferecer suporte de maneira eficaz, sem julgar ou culpar.
Estratégias para lidar com a dependência: Serão apresentadas técnicas e abordagens que ajudam a reduzir o impacto negativo do vício na vida familiar, e como buscar ajuda profissional.
A importância do acompanhamento psicológico e terapêutico: O suporte psicológico é crucial para a recuperação, tanto para o dependente quanto para os familiares. Ter alguém para conversar, compartilhar sentimentos e receber orientação faz toda a diferença no processo de enfrentamento e superação.
Portanto, reforçamos mais uma vez o convite: se você conhece alguém que está passando por essa situação ou se você mesmo está enfrentando esse desafio com um familiar, não deixe de participar. A informação, o apoio e o cuidado que você vai encontrar nesse evento podem ser o primeiro passo para a mudança que você procura.
A palestra “Tenho um familiar que usa drogas e álcool, o que fazer?”, vai ser realizada na sexta-feira, dia 30 de agosto de 2024, às 19h, no auditório da Fundação Nilo Coelho, na Orla de Petrolina.
As incrições devem ser feitas pela internet. Acesse o instagram da Clínica Recomeço @clinica.recomeco, o link está disponível na bio, basta clicar e preencher o formulário. Para garantir sua participar basta doar 1 kg de alimento não perecível. Todo material arrecadado vai ser destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social. Além de se informar e se preparar para ajudar quem você ama, você ainda poderá contribuir com a causa. Lembramos que as vagas são limitadas.
Gabriela Abdalla
É Psicóloga, especialista em dependência química. Tem Formação em TCC, Terapia Cognitiva Comportamental, Pós graduada em Dependência química pela UNAERP, libras e neuropsicólogia. Palestraste, atende clinicamente grupos voltado para dependentes químicos, apaixonada pelo o que faz, ela já despertou muitas pessoas na sua trajetória e vai despertar você também, compartilhando um pouco das suas experiências.
Instagram @agabrielaabdalla
Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Informações: Eduardo Oliveira – coordenador terapêutico da Clínica Recomeço – (87) 98110 – 3070