Fifa abre investigação contra Luis Rubiales por beijo forçado em Jenni Hermoso

0
254

Entidade anuncia que iniciou processo disciplinar contra o presidente da Federação Espanhola, citando possível “comportamento ofensivo”

Luis Rubiales, presidente da federação espanhola de futebol, durante evento para as campeãs — Foto: Getty Images


De acordo com comunicado, o Comitê Disciplinar informou Rubiales que abriu procedimento contra ele “pelos eventos ocorridos durante a final”, citando que eles “podem constituir violação ao artigo 13 do Código Disciplinar da Fifa – que fala sobre comportamento ofensivo.

– O Comitê Disciplinar da Fifa só fornecerá mais informações sobre estes processos disciplinares depois de emitir uma decisão final sobre o assunto. A Fifa reitera o seu compromisso inabalável de respeitar a integridade de todos os indivíduos e condena veementemente qualquer comportamento em contrário – diz a nota.

Jenni Hermoso, que já havia declarado ainda no estádio não ter gostado da agressão de Rubiales, se posicionou na última quarta-feira pedindo punições. A Liga Espanhola de Futebol Feminino apresentou uma denúncia ao Conselho Superior de Esportes da Espanha na qual pede a destituição de Luis Rubiales. O sindicato mundial de atletas de futebol (Fifpro) publicou um comunicado em que pede a aplicação de “medidas imediatas” contra Rubiales. Além de ter beijado à força uma atleta, ele fez gestos obscenos na tribuna de honra da final.

Por conta da crise envolvendo o mandatário, a RFEF convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para a próxima sexta-feira, às 7h (horário de Brasília), na sede da entidade, na Cidade do Futebol de Las Rozas. Um dos temas será a crise envolvendo o presidente. De acordo com o comunicado da federação espanhola de futebol, foram abertas “diligências internas” para assuntos de integridade, assim como os protocolos que podem ser aplicados adiante, sobre os ocorridos durante a cerimônia de premiação da Copa Feminina.

Rubiales inicialmente disse que o beijo forçado havia sido uma demonstração de carinho entre ele e Jenni Hermoso. Nas primeiras entrevistas, ele chegou a mostrar irritação com quem havia se indignado com a situação. Só no dia seguinte à final, depois da ampla repercussão negativa sobre o caso, é que Rubiales gravou um vídeo no qual pede desculpas por seus atos.

Na terça, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, se manifestou sobre o caso e disse que as desculpas de Rubiales não eram suficientes – pouco depois de receber uma delegação com as campeãs mundiais e com o próprio presidente da federação.

Rubiales beijou Hermoso à força durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, da qual a Espanha foi campeã no domingo. O ato foi registrado em vídeo e ganhou repercussão imediatamente em todo o mundo.