“O Maior Raio-X do Torcedor” ouviu 6,5 mil pessoas e é o mais completo levantamento já feito sobre o futebol brasileiro
Ouvir notícia
Um em cada quatro brasileiros que gostam de futebol é flamenguista, aponta a Pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest. Os principais dados serão divulgados durante esta semana que antecede o início das Séries A e B do Brasileirão.
O Corinthians aparece na segunda posição, enquanto o rival Palmeiras se consolida como a terceira maior torcida do país, seguido pela do São Paulo. Empatados, os rivais mineiros Atlético e Cruzeiro dividem o quinto lugar.
“O Maior Raio-X do Torcedor” foi construído com 6.507 entrevistas presenciais ouvindo pessoas com 16 anos ou mais que se declararam amantes do esporte em 325 cidades brasileiras no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023.
Diante da abrangência, a margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.
“Esta é a maior e mais abrangente pesquisa de futebol que já foi feita no Brasil. Sem dúvida, um marco, pois não se restringiu apenas a tamanho de torcida, mas entrou em áreas como rivalidade, costumes dos torcedores, relação com times do exterior e até mesmo consumo, ao tratar das questões de sócios e compra de camisas”, afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, que foi responsável pelo trabalho.Maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest / Arte da CNN Brasil
Era vitoriosa influencia
Maior torcida do Brasil, a nação rubro-negra conta com a preferência de 24% dos brasileiros com mais de 16 anos que se declaram amantes do futebol.
A liderança é relativamente tranquila, pois a Fiel aparece na segunda colocação com 18%, o dobro do que tem o rival Palmeiras, que neste apontamento supera o São Paulo numa batalha histórica entre os dois clubes pela terceira colocação no ranking.
O Tricolor Paulista tem a quarta torcida brasileira, com 8% dos apaixonados por futebol, o que coloca a diferença para os palmeirenses dentro da margem de erro. Em seguida, outra grande rivalidade nacional, entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, que aparecem empatados com 5%.
A dupla mineira está empatada tecnicamente com os vascaínos, que aparecem na sétima posição com 4%. A maior torcida fora do Sudeste, que responde por 42% da população do País, é a do Grêmio, que soma 3% dos torcedores brasileiros, mesma marca do Santos, com eles dividindo a oitava colocação.
O Top 10 das maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest, é fechado por três clubes de fora do Sudeste: Bahia (2%), Internacional (2%) e Sport (2%).
Top 12 maiores torcidas do Brasil
- Flamengo – 24%
- Corinthians – 18%
- Palmeiras – 9%
- São Paulo – 8%
- Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
- Vasco – 4%
- Grêmio e Santos – 3%
- Bahia, Internacional e Sport – 2%
(CNN)