Foto: Fabricio Escandiuzzi
Neve histórica que pintou de branco a paisagem do Morro do Cambirela, na Grande Florianópolis, em julho de 2013, encantou os moradores
Em 23 de julho de 2013, o fotógrafo Alvarélio Kurossu fez um dos registros mais encantadores da vida profissional: o topo do Morro do Cambirela coberto de neve. Fazia décadas que não nevava tanto no maior morro da região da Grande Florianópolis.
Alvarélio Kurossu é jornalista por formação e trabalhou durante 10 anos como repórter fotográfico no Diário Catarinense. Iniciou em Lages, na Serra catarinense, onde se especializou em coberturas de neve. Como brinca o povo serrano, aprendeu que dor no osso do pé anuncia frio de rachar. Preparava-se para o quinto ano de cenário branquinho pela geada, quando foi transferido para a sede do jornal, em Florianópolis.
Em 2013, Alvarélio faria algo que deixou muitos fotógrafos loucos para estar no lugar: fotografou neve no Morro do Cambirela. Há pelo menos 30 anos não havia ocorrência do fenômeno no local. Era uma terça-feira quando a temperatura despencou em Santa Catarina: 0°C, 1°C e 2ºC em muitos municípios. Não demorou para o morro mais famoso da Grande Florianópolis ser chamado de “Alpes Catarinenses”.
(metropoles)