Foto: Reprodução Instagram @giuliabertolli
Lilia Cabral viveu uma situação inusitada que poderia ter sido tensa, mas acabou se transformando em motivo de risadas em sua família. Um golpista tentou enganá-la se passando por sua filha, Giulia Bertolli, em um aplicativo de mensagens. Porém, ao receber a resposta de Lilia, o bandido desistiu do golpe e se declarou fã da atriz.
A situação começou quando o golpista enviou uma mensagem para Lilia, fingindo ser sua filha: “Boa tarde, mãe! Adiciona meu novo número, ok? Estou passando meus contatos pessoas para esse número”, dizia a mensagem. Lilia, experiente e atenta, respondeu prontamente: “É golpe”. O que ela não esperava era a resposta surpreendente do golpista: “É você mesmo? Sou seu fã. Me envia um áudio”, disse a pessoa que se passava por Giulia.
Reação de Giulia Bertolli
Giulia Bertolli, filha de Lilia, compartilhou o episódio nas redes sociais, mostrando seu bom humor. Ela postou prints da conversa, acompanhados da legenda: “Quando o golpe te faz cair na gargalhada”. A publicação gerou diversas reações dos seguidores, que se divertiram com a situação inusitada.
Estratégias de golpes online
Casos como o de Lilia Cabral não são raros. Golpistas frequentemente utilizam táticas similares, se passando por familiares ou amigos próximos das vítimas. Eles aproveitam momentos de distração ou falta de atenção para tentar aplicar golpes. No entanto, a resposta rápida e direta de Lilia mostrou como é possível se proteger dessas situações.
A importância da atenção e da prevenção
Ficar atento a mensagens suspeitas e confirmar a identidade de quem está enviando é essencial para evitar golpes. Lilia Cabral, ao reconhecer o golpe de imediato, evitou possíveis transtornos. Esse caso destaca a importância de estar sempre alerta e não hesitar em questionar mensagens que pareçam suspeitas.
Mãe e filha juntas no palco
Lilia Cabral e Giulia estão juntas no projeto da peça “A Lista”. A peça é escrita por Gustavo Pinheiro e dirigida por Guilherme Piva..
Em “A Lista”, Lilia interpreta Laurita, uma aposentada que precisa se conectar com sua jovem vizinha Amanda, vivida por Giulia. Este encontro gera uma avalanche de sentimentos, memórias e descobertas, impactando as vidas das personagens.
A criação da peça aconteceu durante a pandemia, em maio de 2020. Na época, realizaram apresentações online de um trecho do texto, atraindo mais de 170 mil espectadores. Posteriormente, apresentaram partes da peça para plateias reduzidas, seguindo as orientações sanitárias. Com a vacinação avançada, em 2021, a peça ganhou espaço em teatros no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, sempre com público reduzido. Agora, o Teatro Renaissance apresenta “A Lista” na íntegra pela primeira vez.
Processo de amadurecimento
Lilia comentou sobre o desenvolvimento da peça durante a pandemia: “Nós tivemos a oportunidade de ir experimentando. Os meses de pandemia nos permitiram esse amadurecimento do processo. Diante da resposta a esse pequeno trecho que apresentávamos, constatamos que é um trabalho muito poderoso. Rapidamente o público interage e se identifica com as personagens, tal a comunicabilidade da peça e a dramaturgia clara, eficiente, sonora, divertida e emocionante. Então decidimos seguir adiante e fazer a montagem integral do texto inédito”.
Encontro entre gerações
Giulia Bertolli define a peça como um “encontro”. Para ela, “A Lista” representa o encontro entre amigos de longa data que desejavam trabalhar juntos, o encontro entre mãe e filha, entre gerações e, acima de tudo, entre duas vizinhas que compartilham muito em comum. Giulia declara: “Nesses novos tempos, A Lista virou uma linda surpresa. Uma peça emocionante, surpreendente e singela, que resgata aquilo que nós seres humanos temos de mais especial: a comunicação e a empatia. Estou muito feliz de participar desse projeto, com essa equipe tão especial e, mais feliz ainda de poder, de alguma forma, estar perto do público, mais uma vez”.
(O Fuxico)