Homem usou pernas e braços para se defender do animal e conseguiu escapar ileso
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um hipopótamo atacou um cuidador que havia tentado separar uma disputa territorial entre dois animais num zoológico da China. Nas imagens, o homem corre para fora de um recinto fechado, no qual havia entrado para alimentar os bichos, mas acaba escorregando na superfície de concreto. Ele então se defende, com os pés e os braços, de um avanço potencialmente fatal do hipopótamo.
De acordo com o jornal “DailyMail”, o caso ocorreu no Zoológico Ecológico de Changsha, na província chinesa de Hunan, no último domingo.
Ao chão, o homem ficou a poucos centímetros da boca do animal, que mostrava os dentes e grunhia na direção do cuidador. O vídeo mostra que o hipopótamo se afasta do funcionário do zoológico para, segundo o “DailyMail”, voltar a comer verduras. No entanto, pouco depois, ao ver o homem se afastar, o animal corre para tentar alcançá-lo, sem sucesso. Depois do susto, o cuidador se abrigou em local seguro.
Segundo o jornal britânico, o cuidador entrou no recinto fechado para alimentar os animais, quando percebeu que dois deles iniciaram uma briga por espaço. Ele tentou intervir distraindo um dos hipopótamos, mas acabou virando alvo. O cuidador escapou ileso.
“A equipe do zoológico foi instruída sobre quando é seguro entrar no recinto de todos os animais. Eles devem tomar cuidado extra e evitar situações em que os machos estejam em combate ou quando as fêmeas estejam no cio”, afirmou um porta-voz, em declarações reproduzidas pelo “DailyMail”.
Ataques de hipopótamos a humanos são raros, mas as mordidas podem ser fatais. No mês passado, um chefe de investigação de crimes ambientais, por exemplo, morreu ao ser alvo de um animal semelhante. Na ocasião, registrada em 12 de agosto, Kobus De Wetno acampava com a mulher no Parque Nacional Kruger, na África do Sul.