O corpo de um contador aposentado, de 70 anos, foi encontrado em seu apartamento apenas seis anos depois que ele morreu. Os restos mortais de Robert Alton foram localizados em Bolton, no condado metropolitano de Grande Manchester, na Inglaterra, em março deste ano. A informação é do The Guardian.
Segundo o jornal, o corpo do idoso foi encontrado somente após funcionários da habitação forçarem a entrada para realizar uma verificação de segurança do gás, conforme aponta o inquérito policial.
Notícias relacionadas
Acredita-se que Robert tenha morrido em 2017, aos 70 anos, mas sua morte passou despercebida tanto pelo locador do imóvel, que continuou a receber o aluguel automaticamente por meio do benefício habitacional, quanto pelas autoridades locais, que aparentemente não agiram em relação aos crescentes impostos atrasados do aposentado.
As autoridades que encontraram o corpo de Robert também descobriram uma pilha de correspondências fechadas de meio metro de altura, comida com datas de validade de 2017 e um par de óculos de leitura colocados em um guia de TV de 4 de maio daquele ano.
De acordo com o The Guardian, a investigação policial apontou que não havia circunstâncias suspeitas na morte do idoso. O legista, Peter Sigee, disse: “No equilíbrio das probabilidades, o Sr. Alton morreu em maio de 2017”.
A polícia da Grande Manchester fez um apelo público, em março, com um pedido de ajuda para rastrear os parentes de Alton e obter qualquer outra informação sobre o idoso que possa ajudá-los nas investigações, mas até agora nenhum familiar ou amigo se apresentou às autoridades.
O grupo Bolton at Home, proprietário do imóvel onde Robert morava e e de outras residências da região, admitiu que deveria ter percebido antes que algo estava errado.
O executivo-chefe do grupo, Noel Sharpe, afirmou que eles “fizeram muitas tentativas de entrar em contato com Robert ao longo de vários anos para organizar verificações de segurança de gás. É claro que a ação que tomamos para entender porque não conseguimos contatá-lo não foi suficiente”.
“Oportunidades foram perdidas para detectar que algo estava potencialmente errado. Devíamos ter feito mais para verificar o bem-estar de Robert”, acrescentou Sharpe.
Ele explicou que, no ano da morte do idoso, a política do local era limitar automaticamente o fornecimento de gás quando não conseguia entrar em contato com os inquilinos para verificar a segurança do equipamento. No entanto, a abordagem mudou em julho de 2022, para permitir a busca de uma ordem judicial e garantir a entrada em residências que exigiam os testes de gás.
O conselho de Bolton confirmou que Alton tinha impostos atrasados desde 2017 e um porta-voz do órgão acrescentou: “Este é um caso trágico que teve um impacto profundo em toda a comunidade de Bolton. No momento, estamos revisando a conta do Sr. Alton para identificar possíveis oportunidades perdidas de agir antes. Aguardando o resultado desta revisão, medidas adicionais apropriadas serão implementadas com o objetivo de prevenir casos trágicos semelhantes no futuro”.
(Terra)