Celine Dion / Reprodução / Instagram /@celinedion
Claudette Dion, irmã de Celine Dion, deu uma entrevista ao jornal canadense “Le Journal de Montreal” e falou sobre o estado de saúde da cantora e sua luta para encontrar tratamento para seu diagnóstico de síndrome de pessoa rígida, um distúrbio neurológico raro e progressivo, que pode causar rigidez muscular no tronco, braços e pernas.
A mulher ressaltou que apesarem de estar trabalhando com “os principais pesquisadores da área”, ainda não chegaram ao tratamento ideal
“Não conseguimos encontrar nenhum remédio que funcione, mas ter esperança é importante”, disse Claudette.
Após o diagnóstico, Celine foi forçada a cancelar sua “Courage World Tour”. Sobre isso sua irmã falou: “Sinceramente, acho que ela precisa principalmente descansar. Ela sempre vai além, ela sempre tenta ser a melhor e a melhor em seu jogo… a certa altura, seu coração e seu corpo estão tentando lhe dizer algo. É importante ouvi-lo.”.
Chaudette confirmou que sua outra irmã, Linda, mudou-se para a casa de Celine em Las Vegas para ajudar a cantora.
“Quando ligo para ela e ela está ocupada, falo com minha irmã Linda, que mora com ela e me diz que está trabalhando muito… Ela está ouvindo os melhores pesquisadores no campo desta doença rara, tanto quanto possível.”, explica.
Enquanto foi revelado o diagnóstico da doença em dezembro de 2022, Celine Dion disse na época que vinha “lidando com problemas de [sua] saúde há muito tempo”.
LONGE DOS PALCOS
No ano passado, Céline Dion revelou o diagnóstico da Síndrome de Stiff-Person (síndrome da pessoa rígida). A doença neurológica causa rigidez nos músculos e espasmos dolorosos.
E de acordo com o Radar Online, dificilmente a cantora de 55 anos conseguirá voltar para os palcos. “Para ser honesto, ela mal consegue se mexer”, disse uma fonte.
O informante afirmou ainda que apesar do tratamento, a artista não consegue recuperar os movimentos. “Céline está com muita dor. Ela tem a melhor equipe médica que o dinheiro pode comprar, mas as coisas não parecem boas. Sua doença é incurável. E por mais que ela tenha trabalhado nisso com médicos e terapeutas, ela simplesmente não está melhorando”.
Céline Dion cancela turnê mundial por conta de doença: ‘Não é justo’
ENTENDA A DOENÇA
A cantora Céline Dion revelou no final do ano passado que foi diagnosticada com a síndrome de stiff-person, ou síndrome da pessoa rígida (SPR). Considerada uma doença rara do sistema nervoso, a síndrome não tem cura.
Ela é caracterizada, principalmente, por uma rigidez muscular no tronco e membros e uma sensibilidade aumentada a estímulos como ruído, toque e estresse emocional, que podem desencadear espasmos musculares, sobretudo nos membros inferiores, como nas pernas e na região do glúteo.
A síndrome também afeta a musculatura dorsal (das costas) e paravertebral (coluna vertebral), onde há aumento do chamado “tônus muscular”. Por conta da rigidez, a pessoa afetada pode enfrentar problemas como dor intensa; fadiga muscular; musculatura tensa; dificuldade de ficar em pé; locomoção prejudicada e quedas.
Posturas anormais, muitas vezes encurvadas e enrijecidas, são características do distúrbio, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH – National Institute of Health), agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
(O Fuxico)