Jay-Z critica Academia do Grammy e cita Beyoncé ao receber prêmio; veja o discurso!

0
384

Jay-Z e Beyoncé. (Foto: Getty Images – uso autorizado POPline; TNT)

Neste domingo (4), Jay-Z recebeu o DR. Dre Global Impact, prêmio de prestígio do Grammy 2024. Durante seu discurso, o rapper criticou a Academia de Gravação e, então, citou o recorde de Beyoncé para justificar suas reclamações sobre algumas decisões da premiação. Saiba o que o artista comentou:

LEIA MAIS:

Logo no começo, Jay-Z agradeceu o prêmio e, em especial, ao Dr. Dre, que dá nome à honraria. “Em primeiro lugar, graças ao Dr. Dre. […] Andre Young, obrigado, senhor. Obrigado, senhor. Todas as portas que você abriu nos mostraram que podemos ser estrelas do rock, vendo você na Rolling Stones”, comentou.

“É uma honra aceitá-lo, e obrigado ao Black Music Collective por todo o trabalho que vocês fazem, bolsas de estudo para jovens criativos, e espero, sabe, estar contribuindo para o que vocês estão fazendo aqui. Obviamente,é ótimo receber um prêmio para um ícone como esse”, pontuou.

Ele, então, contou que já boicotou a premiação em 1998, quando foi indicado a Melhor Álbum de Rap, mas DMX não recebeu nenhuma indicação por seus dois álbuns lançados no mesmo ano e que, segundo ele, dominaram as paradas à época.

A partir disso, Jay-Z começou a falar sobre a Academia de Regravação“Só estou dizendo que queremos que vocês façam as coisas direito. Nós os amamos, queremos que vocês acertem, pelo menos que cheguem perto de acertar, disse o rapper.

Em seguida, o rapper citou sua esposa, Beyoncé, que detem o recorde de artista com maior número de prêmios da história do evento. Ela tem mais Grammys do que todo mundo, e nunca ganhou o de Álbum do Ano. Por isso, mesmo segundo suas próprias métricas, isso não funciona”, criticou.

“Pense nisso. O maior número de Grammys, sem nunca ter ganhado o Álbum do Ano, isso não faz sentido”, acrescentou.

Logo depois, Jay-Z deu um conselho para os artistas que não ganharam algum prêmio durante a noite. “Sabe, alguns de vocês irão para casa esta noite e sentirão que foram roubados. […] Alguns de vocês não pertencem à categoria“, debochou.

“Temos que continuar aparecendo e esquecer os Grammys por um segundo. […] Você precisa continuar aparecendo até que eles lhe dêem todos todos os elogios que você acha que merece, até que o chamem de presidente, até que o chamem de gênio, até que o considerem o maior de todos os tempos”, encerrou.

Assista o discurso completo de Jay-Z no Grammy 2024:

Fique por dentro do Grammy 2024 com o POPline!

Grammy Awards 2024 acontece em reconhecimento aos melhores trabalhos da música lançados entre 1º de outubro de 2022 a 15 de setembro de 2023. As indicações foram anunciadas em 11 de novembro de 2023. Vale lembrar que a decisão de cada prêmio fica por conta dos membros votantes, ou seja, artistas, compositores, produtores, engenheiros, instrumentistas e qualquer outro membro da indústria fonográfica que fazem parte da Recording Academy.

O chamado grupo ‘Big 4’, que abrange as quatro principais categorias do prêmio – “Álbum do Ano”, “Música do Ano”, “Gravação do Ano” e “Artista Revelação” -, agora passa a incluir as já existentes “Produtor do Ano” e “Compositor do Ano” ao momento de maior destaque da entrega de gramofones.

Além disso, criou-se do zero 3 novas categorias a serem pleiteadas: “Melhor Performance de Música Africana”, “Melhor Gravação de Pop Dance” e“Melhor Álbum de Jazz Alternativo”. Com essas mudanças, agora a Academia passará a entregar 94 gramofones em suas edições – se nenhuma outra categoria for adicionada nos próximos anos.

A 66ª edição anual do prêmio tem transmissão ao vivo pela TNT a partir das 21h30. O POPline, por sua vez, acompanha fielmente o evento e compartilha todos os detalhes, inclusive o que a TV não mostra, em uma cobertura intensa. Fique atento para não perder nadinha, hein?

(POPLINE)