Filipe Volpi, morador da Vila Romana, Zona Oeste de São Paulo, teve a ideia quando um vídeo com barulhos ritmados de marteladas viralizou, com mais de 1 milhão de curtidas no TikTok.
Marteladas, sons de furadeira e sacos com entulho da reforma no apartamento vizinho se transformaram na obra-prima do músico Filipe Gaspar Volpi, de 24 anos, morador da Vila Romana, Zona Oeste de São Paulo.
Formado em audiovisual e nascido em Catanduva, no interior de São Paulo, o artista mora há ano um na capital paulista com outros três amigos da faculdade, que também são do meio musical.
“Tem um monte de instrumentos espalhados pela casa, fora os meus”, brinca o artista.
Em um dia de manhã em setembro, os pedreiros no apartamento de cima dos compositores deram um ritmo, não proposital, nas batidas semelhantes ao início de “Do I Wanna Know?” de Arctic Monkeys.
Músico de SP faz hit com sons de obra — Foto: Filipe Volpi/Arquivo pessoal
“Estavam batendo ritmado e me veio a ideia de pegar um violão que estava ali do lado da mesa. Estava tomando café da manhã com um dos meus amigos. Comecei a tocar e falei para o meu amigo: filma aí”, lembra.
Até este domingo (6) o registro dos 16 segundos no Tik Tok tem 1 milhão de curtidas e quase 11 mil comentários (assista a saga do músico no vídeo acima).
“Foi uma coisa super despretensiosa e a galera começou a curtir muito. Já que a galera curtiu tanto, eu preciso achar um jeito de criar um produto em cima disso e fazer uma música com sons da obra. Subi lá [no outro apartamento], conheci os três pedreiros. Não quis, obviamente, encher muito o saco deles.”
Segundo o compositor, os integrantes improvisados da banda foram solícitos e com autorização da proprietária do imóvel arrastaram sacos e reproduziram os bons para a composição de Filipe.
“Expliquei a situação para a vizinha e adorou a ideia de fazer a música.”
Depois de um mês de edição e alguns elementos instrumentais, o hit saiu. O nome “Teu Lugar (A Obra)”, segundo o autor, foi no “sustão”.
“De longe, a minha maior obra. Queria criar alguma coisa que desse para escutar, sem saber da história, mas que ficasse mais legal ainda se você soubesse da história da música. Pensei nesse lance de um cara abandonado numa casa vazia, que está em reforma. Fui tentando trabalhar essa ideia até que chegou nesse contexto aí nessa letra”, explica.
Filipe escreveu, compôs e deu voz ao hit.
Filipe é músico e mora na capital paulista — Foto: Arquivo pessoal
(G1)