Aos 6 minutos da primeira etapa, Lauren James marcou um lindo gol para garantir a vitória das Três Leoas
Lauren James comemora gol da vitória inglesa (Foto: DAVID GRAY / AFP)
Na manhã desta sexta-feira, a Inglaterra bateu a Dinamarca por 1 a 0 no Allianz Stadium, em jogo válido pela segunda rodada do grupo D da Copa do Mundo Feminina. Ainda aos 6 minutos de jogo, Lauren James marcou um golaço de fora da área para garantir os três pontos e encaminhar a classificação das Três Leoas.
Com o resultado, a equipe inglesa pode conquistar a vaga ainda nesta sexta-feira, caso a China não vença o Haiti. Se as asiáticas vencerem, a Inglaterra só depende de um empate para garantir o mata-mata pela sexta vez em seis participações no Mundial. Já a Dinamarca, com três pontos, está na segunda colocação e segue com boas chances de se qualificar.
!DOMINANTE! A Inglaterra começou a partida dominando as ações e foi premiada com um gol sem muita demora. Aos 6 minutos, Keira Walsh recuperou bola pelo meio e achou Rachel Daly pelo corredor. A lateral-esquerda deixou bola com Lauren James no meio, e a individualidade da camisa 11 brilhou: em jogada individual, James limpou a marcação e acertou um lindo chute colocado, sem chances para Lene Christensen alcançar.
!POR CENTÍMETROS! A Dinamarca, aos poucos, foi gostando do jogo e chegou com perigo aos 22 minutos. Janni Thomsen foi lançada na intermediária direita, arrancou e achou um ótimo passe na área para Rikke Madsen. Em um lindo movimento, a número 17 girou sobre a marcação e bateu forte, rente à trave de Mary Earps.
!TRAIÇOEIRA! Aos 73 minutos de jogo, a equipe nórdica começou a engatar uma pressão rumo ao fim do jogo. Pela esquerda, Karen Holmgaard dominou e acionou Katrine Veje, que tentou cruzamento na área. A bola, porém, tomou a direção do gol e quase encobriu Mary Earps, mas a goleira voltou bem e deu o tapa para a linha de fundo.
!OLHA ELA AÍ! Lucy Bronze, melhor jogadora do mundo em 2020, apareceu para quase marcar um lindo gol. Lauren James acertou lindo drible em Holmgaard e lançou para Chloe Kelly na direita. A ponta dominou, encarou a marcação e soltou quase na intermediária para Bronze, que ajeitou e soltou uma bomba, passando muito perto do gol de Lene Christensen.
!POSTE SALVADOR! Na pressão final, a trave não deixou a Dinamarca chegar ao empate. Janni Thomsen tocou para Kathrine Kuhl, que tentou cruzar, mas não pegou bem na bola. A sobra ficou com Nicoline Sorensen, que levantou no meio da defesa inglesa. Amalie Vangsgaard, heroína da vitória sobre a China na primeira rodada, tentou repetir a dose e acertou uma cabeçada sensacional antecipando a marcação de Rachel Daly, mas parou na trave esquerda de Mary Earps, que só observou o perigo.
Janni Thomsen e Rachel Daly dividem bola durante partida (Foto: DAVID GRAY / AFP)
Como foi o primeiro tempo?
Esperava-se que a partida fosse ter muitas emoções e muitos gols, mas não foi o que se viu durante o encontro. O golaço de Lauren James, aos 6 minutos de jogo, parece ter esfriado o ânimo das dinamarquesas, que fizeram pouca força para empatar nos minutos seguintes. Só aos 22, em bela jogada de Madsen, a equipe voltaria a levar perigo, mas nada além disso no decorrer da primeira etapa.
E a segunda etapa?
A metade final de jogo se configurou da mesma forma. A Inglaterra dominou as ações, manteve mais de 70% de posse de bola e finalizou mais, mas com pouco perigo. A Dinamarca, quando chegava, tinha dificuldade para acertar o último passe e não passou de seis finalizações em toda a partida. No final, um empate que parecia distante quase veio em cabeçada da boa centroavante Amalie Vangsgaard, mas a bola parou na trave e manteve a vitória das Three Lionesses.
Como ficou a situação das equipes?
Com a vitória, a Inglaterra chegou a seis pontos em dois jogos e pode garantir a classificação com uma rodada de antecedência, caso a China não vença o Haiti. Já a Dinamarca, que havia vencido na estreia, tem três pontos e segue muito viva na briga por uma vaga nas oitavas de final.
FICHA TÉCNICA
Inglaterra 1×0 Dinamarca
Data e horário: sexta-feira, 28 de julho de 2023, às 5h30 (de Brasília)
Local: Allianz Stadium, em Sydney (AUS)
Arbitragem: Tess Olofsson (árbitra); Lucie Ratajova e Polyxeni Irodotou (auxiliares); Jeong Oh-Hyeon (quarta árbitra); Tatiana Guzman e Carol Anne Chenard (VAR)
Público: 40.439 presentes
Cartões amarelos: –
Gols: Lauren James, aos 6 minutos do primeiro tempo (ING)
INGLATERRA (Técnica: Sarina Wiegman)
Mary Earps; Lucy Bronze, Millie Bright, Alex Greenwood e Rachel Daly; Keira Walsh (Laura Coombs), Georgia Stanway e Ella Toone (Lauren Hemp); Chloe Kelly, Alessia Russo (Beth England) e Lauren James
DINAMARCA (Técnico: Lars Søndergaard)
Lene Christensen; Rikke Sevecke, Stine Ballisager, Simone Boye e Katrine Veje; Josefine Hasbo (Amalie Vangsgaard), Karen Holmgaard (Frederikke Thogersen) e Kathrine Kuhl; Janni Thomsen, Rikke Madsen (Nicoline Sorensen) e Pernille Harder
(Lance)