Pan 2023: Brasil conquista nove vagas olímpicas no boxe

0
324

Abner Teixeira, Caroline Almeida, Bárbara Santos, Wanderley Pereira,e Michael Douglas conquistaram cinco novas vagas para Paris 2024, nesta quinta-feira, e vão lutar pelo ouro no Pan; Jucielen Romeu venceu venezuelana e vai à final


Os boxeadores Abner Teixeira, Wanderley Pereira, Michael Douglas, Caroline Almeida e Bárbara Santos conquistaram mais cinco vagas para Paris 2024, nesta quinta-feira, em Santiago. O Brasil já soma nove vagas no boxe para as Olimpíadas, incluindo a de Jucielen Romeu, que vai disputar a final nesta sexta-feira. Abner Teixeira e Wanderley Pereira ainda estão na briga por mais vagas e lutam ainda hoje, pelas semifinais dos Jogos Pan-Americanos.

Tetracampeã brasileira e medalhista mundial de boxe na categoria até 50kg, Caroline Almeida venceu a colombiana Ingrit Valencia por 4 a 1, na tarde desta quinta-feira, nos Jogos Pan-Americanos. A atleta pernambucana segue rumo à medalha de ouro nesta sexta-feira.

Caroline Almeida vence semifinal contra colombiana Ingrit Valencia — Foto: Miriam Jeske/COB

Caroline Almeida vence semifinal contra colombiana Ingrit Valencia — Foto: Miriam Jeske

– Eu tenho o maior respeito por ela (Ingrit Valencia), pela história dela, por ela ter sido medalhista olímpica, só que assim, hoje, eu acreditei em mim mais do que nunca. A equipe do Brasil estava extremamente preparada, o meu estilo não é nem trocar muitos golpes, mas eu tive que ir, tive que mostrar que eu também conseguia trocar golpes. E consegui sair com a vitória nos três jogos, estou muito, muito feliz, classificada para Paris, que era o meu sonho – contou Caroline.

No caminho até a semifinal, Caroline venceu a panamenha Yuliett Asprilla por 5 a 0, nas quartas, e a haitiana Kathreen Sterling, também por 5 a 0, nas oitavas de final.

Michael Douglas é finalista na categoria até 51kg

O paraense Michael Douglas venceu o argentino Ramon Quiroga por 4 a 1, e garantiu lugar na final do Pan. No caminho, Douglas venceu o venezuelano José Gonzáles, por 3 a 2, e Josué López Sánchez, por 5 a 0.

Michael Douglas vence argentino Ramon Quiroga em Santiago — Foto: Miriam Jeske/COB

Michael Douglas vence argentino Ramon Quiroga em Santiago — Foto: Miriam Jeske/COB

– Eu sabia que ia ser uma luta difícil. Como ele é um atleta olímpico, tem uma trajetória muito mais larga do que a minha, mas com muito trabalho, muita força, muita garra, nós conseguimos passar ele e alcançar a final e a vaga olímpica – contou Michael.

Bárbara Santos vence luta duríssima e busca o ouro

Bárbara Santos venceu confronto difícil contra a colombiana Camila Bravo por 3 a 2 e conseguiu o passaporte olímpico, na categoria até 66kg. Além de disputar os Jogos de Paris 2024, a atleta baiana vai tentar o ouro na final, em sua primeira participação nos Jogos Pan-Americanos.

Bárbara Santos venceu luta contra colombiana Camila Bravo — Foto: Miriam Jeske/COB

Bárbara Santos venceu luta contra colombiana Camila Bravo — Foto: Miriam Jeske/COBhttps://b42641ed301f1a13e133eff63abdad55.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

– Foi uma luta muito disputada, foi muito acirrada, eu tive que mudar a estratégia toda no meio da luta. Eu tenho um treinador muito bom, intenso, que me orientou. De fora dá para ver bem melhor como é que está. Eu consegui fazer o que ele me pediu, e saí campeã – disse Bárbara.

Jucielen Romeu vai à final pela categoria até 57kg

A brasileira Jucielen Romeu, que já havia conquistado a vaga olímpica como semifinalista na competição, superou a venezuelana Omaylin Segovia por 4 a 1, nesta quinta-feira e também vai à final.

Jucielen Romeu vai disputar o ouro pela categoria até 57kg — Foto: Miriam Jeske/COB

Jucielen Romeu vai disputar o ouro pela categoria até 57kg — Foto: Miriam Jeske/COB

– Eu vim para ser campeã, no passado eu fiquei com a prata, bati na trave. Esse ano eu quero fazer um golaço, quero muito ser campeã, estou muito focada nisso. Meu foco é um só, é amanhã chegar em cima do ringue, entregar tudo e conseguir esse título – disse Jucielen.

Wanderley Pereira define 8ª batalha pelo ouro do Brasil

Após vencer o haitiano Cedryck Belony-Duliepre, por 5 a 0, Wanderley confirmou mais uma vaga nas próximas Olimpíadas, na categoria até 80kg. Na decisão, o lutador vai enfrentar o bicampeão olímpico cubano Arlen Lopez Cardona.

Wanderley Pereira vence confronto e vai à final no Pan de Santiago — Foto: Miriam Jeske/COB

Wanderley Pereira vence confronto e vai à final no Pan de Santiago — Foto: Miriam Jeske/COB

Abner Teixeira decide última vaga olímpica do dia

Bronze em Tóquio, Abner Teixeira vai defender o país novamente na edição de Paris do Jogos Olímpicos. O lutador venceu o colombiano Cristian Codazzi por 4 a 1, na categoria até 92kg e vai disputar o ouro em Santiago.

Abner Teixeira garante vaga olímpica e vai à final em Santiago — Foto: Miriam Jeske/COB

Abner Teixeira garante vaga olímpica e vai à final em Santiago — Foto: Miriam Jeske/COB

(GE)