Pano de prato na pia? Saiba os riscos envolvidos em hábito comum

0
555

Getty Images

Biomédico Dr. Bactéria destaca que hábito pode resultar em infecções alimentares, pois há risco de uma contaminação cruzada entre alimentos

O pano de prato que as pessoas deixam na pia para apoiar a louça, secar os talheres ou limpar a bancada pode ser um verdadeiro criadouro de bactérias e germes, caso a higiene e o uso não sejam feitos da maneira correta.

Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, um dos erros mais comuns é deixar o pano de prato para secar na pia após usá-lo nas louças. Nesse casos, ele funciona como um proliferador de bactérias, um veículo propício para a contaminação de alimentos.

“Nunca deixe o pano de prato molhado na pia ou no fogão. O objeto pode ter 1 milhão de bactérias a mais que a tampa de um vaso sanitário de um banheiro público. Quando ele estiver úmido, deixe em um balde por 10 minutos com um pouco de desinfetante, enxague e lave no tanque ou na máquina”, orienta o Dr. Bactéria.

Contaminação cruzada

Uma das possíveis consequências de deixar o pano úmido em cima da pia é a contaminação cruzada. Ela ocorre quando bactérias de um alimento passam para outro, o que pode resultar em uma posterior contaminação de pessoas.

“Imagine alguém que usa um pano para secar uma carne crua que está pronta para cozinhar e, em seguida, usa o mesmo pano para limpar tomates e verduras que não serão cozidos, mas consumidos crus”, alerta o biomédico.

As bactérias presentes na carne crua, que seriam destruídas durante o cozimento, agora estão no pano e acabam contaminando os tomates e as verduras que serão consumidos in natura, colocando as pessoas em risco de intoxicação alimentar.

“A regra é: usou, lavou. Mas nunca coloque o pano diretamente na máquina de lavar. Lembre-se de usar o desinfetante e de passar à ferro depois”, enfatiza o Dr. Bactéria.

Além do pano de prato

A esponja, a pia, a geladeira, o fogão e os botões de ligar o forno, bem como a alça da porta, são alguns dos lugares que mais abrigam bactérias e fungos na cozinha. O biomédico alerta para que a higienização desses espaõs seja feita constantemente, usando detergente.

Imagem colorida de Esponja de pia - Metrópoles
Esponja da pia é um dos espaços mais propícios à proliferação de bactérias

Outra sugestão do especialista é nunca deixar lixo ou utensílios sujos se acumularem na cozinha, pois eles podem atrair moscas e baratas, além de propiciarem a proliferação de microrganismos patogênicos.

Entre as principais bactérias encontradas na cozinha estão a CampilobacterioseCriptosporidioseCiclosporíase, presentes em carnes e alimentos contaminados, que não foram preparados adequadamente.

Salmonella também é uma bactéria passível de ser encontrada no ambiente e pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.