Parapan 2023: Brasil vence a Argentina na prorrogação e é ouro no futebol PC

0
471

Seleção brasileira jogou com um a menos no futebol de sete desde os 8 minutos do primeiro tempo e, mesmo assim, conseguiu bater os argentinos por 1 a 0 com gol no tempo extra para ser pentacampeão


O Brasil conquistou a medalha de ouro no Parapan de Santiago no futebol PC (Paralisados Cerebrais). E foi de forma épica, contra a arquirrival Argentina, que jogou praticamente todo o jogo com um jogador a mais em campo. O gol brasileiro no Estádio Bicentenário de La Florida saiu apenas aos 13 minutos do primeiro tempo da prorrogação, com Cesar Augusto Batista, camisa 10 da seleção e craque da competição.

Cesar Augusto, do Brasil, comemora gol no Estádio La Florida, em Santiago, na fase de classificação do futebol pc no Parapan — Foto: Washington Alves/CPB

O futebol PC é praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. O Brasil, agora, é pentacampeão parapan-americano, ganhando o ouro desde os Jogos do Rio 2007.

O Brasil chegou invito à decisão do ouro. Já os argentinos tinham perdido apenas um jogo na fase de classificação, justamente na estreia contra os brasileiros (2 a 1). Na noite desta sábado, porém, com um jogador expulso logo aos oito minutos de partida, o Brasil sofreu para vencer o rival. Mas, no fim, saiu de campo com o ouro.

O JOGO

A seleção brasileira precisou decidir a medalha de ouro com um jogador a menos desde o início de partida. Aos nove minutos do primeiro tempo, Bira foi expulso ao agredir um argentino em campo. Com apenas cinco jogadores na linha, o Brasil passou priorizar os contra-ataques. Enquanto isso, mesmo com mais posse de bola, a Argentina terminou o primeiro tempo com quatro dos sete atletas com cartão amarelo.

Se nos oito primeiro minutos de jogo o domínio era brasileiro, nos seguintes os argentinos passaram a pressionar mais, graças ao jogador a mais em campo. O goleiro Moacir, do Brasil, fez boas defesas para segurar o 0 a 0 no placar nos 30 minutos iniciais da decisão.

Os times não fizeram alterações para o segundo tempo. Mas a Argentina voltou melhor, com mais sede de gol. Apesar dos bons dribles de Cesar Augusto, o Brasil não conseguia finalizar. Já os argentinos tentavam chutes de fora da área para furar a defesa brasileira. Mas nenhum com êxitos.

Na prorrogação, logo nos primeiros dos dez minutos, com bela troca de passes entre Cesar Augusto e Angelo, o Brasil quase abriu o placar. Os argentinos trocaram quatro dos sete jogadores que começaram a partida, mesmo assim não conseguia transformar a vantagem numérica em campo em gol.

Então, já com três minutos de acréscimos no primeiro tempo da prorrogação, em uma jogada com origem em um lateral o Brasil abriu o placar. Angelo recebeu a bola, deu um chapéu, tentou um segundo e, no rebote, Cesar Augusto Batista fez 1 a 0 contra a Argentina.

Para fechar, no último minuto, o argentino Fernendez foi expulso. Brasil é penta no futebol PC. Ouro parapan-americano. Em um jogo épico.

(GE)