asdasdasdasd

Incêndio destrói prédio desativado de posto de saúde no São Gonçalo em Petrolina

por Adriana Rodrigues 21 de Julho de 2017 às 15:25
categoria: Policial

Na noite desta quinta-feira (20), por volta das 23h, um incêndio destruiu o prédio desativado da Unidade Básica de Saúde do bairro São Gonçalo, em Petrolina. Um boletim de ocorrência está sendo registrado e existem indícios de que o incêndio foi criminoso. 

 

O fogo foi contido por volta das duas horas da madrugada de hoje (21). Uma equipe da Secretaria de Saúde de Petrolina já está no local para tomar as providências necessárias. Essa é a segunda vez que ocorre um incêndio no prédio, na primeira vez apenas o muro foi atingido. 

 

Na última semana, foi realizada uma visita no local para averiguar a situação do prédio. Foi constatada que a estrutura estava totalmente debilitada e o local servia apenas de depósito de objetos quebrados.


Prefeitura oferece curso de informática para garantir ressocialização de internos da Funase

por Adriana Rodrigues 21 de Julho de 2017 às 15:19
categoria: Segurança



Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento de Semiliberdade (Casem) da Funase, em Petrolina, tiveram uma ótima oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho.

Através de uma iniciativa da prefeitura, pelo programa Qualifica Petrolina, os jovens receberam um curso que teve como objetivo usar a informática como instrumento de ressocialização, além de aumentar a capacidade técnica para o crescimento profissional dos alunos.

A capacitação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Secretaria Executiva de Juventude e Direitos Humanos.  Com carga horária de 30 horas, as aulas aconteceram pela manhã durante as duas últimas semanas no Parque Municipal Josepha Coelho. Foram desde lições básicas de informática, passando pela iniciação avançada do office, até o uso das redes sociais.

A secretária executiva de direitos humanos, Bruna Ruana, ressalta a importância da capacitação para garantir a ressocialização dos jovens. “O Qualifica Petrolina vem promovendo a transformação social de centenas de jovens e agora comemoramos mais uma iniciativa que pode mudar a vida destes alunos através da educação profissional", disse.


Polícia Federal cumpre mandados em PE, AL e MA por desvio de verba

por Adriana Rodrigues 20 de Julho de 2017 às 16:00
categoria: Policial

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) a Operação Astaroth, para investigar desvios de cerca de R$ 6 milhões da cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas. O dinheiro seria destinado a programas como Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).

Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens em Maceió, Santana do Ipanema e Pão de Açúcar, além de Marechal Deodoro, onde o principal alvo é o ex-prefeito Cristiano Matheus. Além de Alagoas, mandados também foram cumpridos em Pernambuco, na cidade de São Benedito do Sul, onde, de acordo com a PF-PE, nada do que foi apreendido é relevante para as investigações, e no Maranhão.

Uma coletiva está marcada para às 10h30 desta quinta, na sede da Polícia Federal em Alagoas, para apresentação de mais detalhes sobre a Astaroth, que faz alusão que o exercício de poder desperta o demônio da vaidade. (Com informações do JC)


Mulher esfaqueia companheiro após suposta agressão ao filho

por Adriana Rodrigues 20 de Julho de 2017 às 07:54
categoria: Policial

Mais uma violência doméstica foi registrada em Petrolina, desta vez, no centro da cidade. A polícia ao chegar no local informado pôr o acusado, Robson Marlon dos Santos Meira de 31 anos, constatou a violência, quando o acusado contou que sua esposa Micaela Amorim da Silva, 27 anos, havia lhe dado uma facada, causando lesão corporal. Ao ouvir a esposa, a mesma informou que o seu esposo, o acusado, teria agredido e ao jogar água sanitária teria atingido o filho do casal de três meses de idade. Diante do fato, foram levados para a delegacia onde o acusado respondeu por violência doméstica TCO e a esposa responderá por lesão TCO.


Projeto autoriza mulher vítima de violência a depor apenas para policial mulher

por Adriana Rodrigues 19 de Julho de 2017 às 07:52
categoria: Violência

Proposta em análise na Câmara dos Deputados permite que mulheres vítimas de violência possam escolher entre prestar depoimento no inquérito a policial homem ou mulher. Trata-se do Projeto de Lei 5524/16, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ).

“Muitas vítimas relatam que não gostam de prestar declarações a autoridades civis do sexo masculino, pois se sentem oprimidas e constrangidas com a narração dos fatos”, diz o deputado.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Pernambuco tem o primeiro semestre mais violento em dez anos

por Adriana Rodrigues 18 de Julho de 2017 às 16:00
categoria: Violência

Nem mesmo a redução, por três meses consecutivos, no número de homicídios (entre março e junho deste ano) evitou que Pernambuco tivesse o primeiro semestre mais violento desde a criação do Pacto pela Vida (PPV), em 2007. No índice de homicídios por grupos de 100 mil habitantes, a taxa de 30,6 nos primeiros seis meses deste ano é a maior no comparativo com os mesmos períodos entre 2007 e 2016. Em número absolutos, foram 2.876 assassinatos, enquanto a segunda maior marca foi precisamente no primeiro ano do PPV, com 2.423 ocorrências.

Também em números absolutos, o primeiro semestre de 2017 representou um aumento de 39,4% em relação ao do ano passado. Já na relação entre as taxas por grupo de 100 mil pessoas, mais aumento: 37,8% no comparativo entre 2017 e 2016. 

No balanço geral dos anos entre 2007 e 2016, a maior taxa de assassinatos por 100 mil pessoas ainda é a do primeiro ano do Pacto, com 54. Após cinco anos de redução, 2013 fechou com o menor índice já registrado em Pernambuco desde a concepção da política pública: 33,7. Desde então, no vácuo da saída de Eduardo Campos do poder, em 2014, e na esteira da crise econômica que tomou de assalto o País, os números aumentaram até 2016 fechar com uma taxa de 48,2 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.

Ao contrário do que vinha fazendo desde o início do ano, o governo do Estado não realizou qualquer anúncio dos dados relativos ao mês de junho, quando foi confirmada a tendência de queda no número absoluto de mortes violentas intencionais. O pico absoluto de todo o período de dez anos do Pacto pela Vida foi atingido em março deste ano, quando 551 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. O mês de junho terminou com 380 homicídios. (Com informações JC)


Mulher é amarrada e estrangulada na frente de filho de 5 anos em Juazeiro-Ba

por Adriana Rodrigues 18 de Julho de 2017 às 07:38
categoria: Policial

Foi informado à  Delegacia de Homicídios, por intermédio do CICOM, sobre um corpo do sexo feminino, sem os sinais vitais, no Bairro Dom Thomaz na cidade de Juazeiro. Os investigadores do Departamento de Homicídios, juntamente com o  Delegado Titular Bel. Cláudio de Lima Gomes, foram ao local na rua Maceió, nº28, afim de esclarecer a veracidade do fato. Foi verificado que o crime aconteceu dentro da residência da própria vítima, precisamente dentro de um quarto, onde foi encontrado o  corpo de uma mulher com mãos e pés amarrados e amordaçada, com sinais de estrangulamento, em óbito. A vitima foi identificada como Maria Aparecida Oliveira da Hora.

O principal suspeito do crime foi identificado como Valdemir Ferreira dos Santos, vulgo "Quinininho", natural da cidade de Senhor do Bonfim-BA. Segundo informações das pessoas próximas da vítima, esta vinha tentando o término do relacionamento que tinha com o autor, sabendo-se que eles atuavam no tráfico de drogas, no Bairro João Paulo II. 

Maria Aparecida foi estrangulada na frente de seu filho de 5 anos por Valdemir, que após lograr exito no crime fugiu com a motocicleta da vitima, o corpo foi encontrado dentro de sua residencia por volta das 12hs dessa segunda-feira (17). (Com informações Vale em Foco)


75ª CIPM prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Maniçoba

por Adriana Rodrigues 17 de Julho de 2017 às 14:00
categoria: Policial

Por volta das 19h do dia (15/07), Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – “Base Sertão” – prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo, na Maniçoba em Juazeiro-BA.

Durante rondas ostensivas e preventivas no Projeto Maniçoba, zona rural de Juazeiro, policiais militares da 75ª CIPM ao realizarem abordagem a pessoas em um Bar, identificaram que Patric Ronald Ferreira de Sousa portava um revólver marca Taurus calibre .38, numeração 1393973 carregado com 03(três) munições intactas.

O acusado e o material foram apresentados na 17ª COORPIN – JUAZEIRO-BA, a fim de serem adotadas as medidas cabíveis.


Pernambuco teve o primeiro semestre mais violento em dez anos, alerta Silvio Costa Filho

por Adriana Rodrigues 17 de Julho de 2017 às 09:32
categoria: Violência

Pernambuco teve o primeiro semestre mais violento dos últimos dez anos. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, entre janeiro e junho de 2017 foram registrados 2.875 homicídios no Estado, o que representou um crescimento de 39,6% em relação ao mesmo período do ano passado. É o pior resultado desde 2007, quando o acompanhamento começou a ser divulgado, no início do Pacto pela Vida. Naquele ano, nos primeiros seis meses, foram cometidos 2.424 assassinatos, 451 a menos que no primeiro semestre deste ano. Na comparação com 2016, o mês de junho deste ano apresentou um aumento de 14,5% no número de homicídios, com o registro de 380 casos, ante os 332 do mesmo mês do ano passado.

Além dos assassinatos, foram registrados neste primeiro semestre 62.761 crimes violentos contra o patrimônio (incluindo roubo de veículos), 15.833 casos de violência contra a mulher e 997 casos de estupros. “O governador Paulo Câmara já trocou o secretário de Defesa Social duas vezes, trocou também o comando da Polícia Militar, a chefia da Polícia Civil, titulares de delegacias e comandantes de batalhões, mas infelizmente os números continuam elevados e impondo à população o maior de todos os impostos, que é o imposto do medo”, avaliou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O parlamentar lembra que, desde 2015, a Oposição vem chamando a atenção para o crescimento da violência em Pernambuco e que já chegou a procurar a OAB, Tribunal de Justiça, Ministério Público e o próprio Governo do Estado para discutir o resgate do Pacto pela Vida. “Infelizmente, do Governo, tivemos apenas o silêncio como resposta. Acreditamos que a questão da segurança precisa passar por um amplo debate com toda a sociedade, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das entidades da sociedade civil, para que seja possível reverter esse quadro. Mas o governo não parece disposto a encampar esse diálogo”, acrescentou.

“Nos mantemos à disposição do governador Paulo Câmara para ajudar a construir uma saída para o atual quadro de violência e contribuir com a redução dos índices de criminalidade em Pernambuco. A atual conjuntura exige a união de todos, independentemente de coloração partidária ou classe social”, defendeu.


Homem que assassinou jovem por não aceitar fim de relacionamento é preso em Juazeiro

por Adriana Rodrigues 14 de Julho de 2017 às 07:47
categoria: Policial



A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na data de ontem, 13 de julho de 2017, no Povoado Funchal, município de Ibiquera, o mandado de prisão temporária expedido pela Vara do Júri e Execuções da Comarca de Juazeiro, contra Cléber Araújo dos Santos, alcunha “Igo”, autor do homicídio contra a ex-companheira Laise dos Santos Silva e da tentativa de homicídio contra Anderson.

Após informações da Dra. Lígia, Coordenadora Regional de Juazeiro, de o criminoso estaria homiziado no local conhecido como Povoado Funchal, equipe do setor de investigação da 12ª Coordenadoria de Polícia do Interior passou a realizar diligências, onde resultou no dia de hoje no cumprimento do mandado de prisão contra Cleber Araújo.

Durante a incursão no imóvel, Cleber Araújo estava segurando um revólver calibre .38, com seis munições no tambor da arma, contudo foi advertido para que não reagisse à prisão, motivo pelo qual acabou se entregando.

A arma apreendida, de acordo com Cleber, foi utilizada para matar a ex-companheira Laíse dos Santos Silva e da tentativa de homicído contra Anderson.

O autor confessou ser o autor do homicído contra a ex-companheira Laise.

Cleber Araújo dos Santos foi autuado em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.