Ouça Ao Vivo

Príncipe Harry depõe no tribunal de Londres após faltar audiência

Príncipe Harry entrando no tribunal

Harry era esperado no dia anterior, mas não apareceu – Foto: Grosby Group

Após ter faltado à audiência do julgamento contra o Mirror Group Newspapers (MGN), o príncipe Harry compareceu na manhã desta terça-feira, 06 de junho, a um tribunal de Londres. Ele é um dos depoentes no processo contra um jornal sensacionalista, tornando-se o primeiro integrante da família real britânica a depor na Justiça em mais de um século.

A imprensa britânica esperavam que o caçula do rei Charles III comparecesse no dia anterior, mas ele só deu o ar da graça no início da manhã seguinte, na entrada da Alta Corte de Londres.

David Sherborne, advogado do filho da saudosa Lady Di, informou que Harry estava comemorando o segundo aniversário de sua filha, na Califórnia, onde vive com a família desde que deixou a monarquia, em 2020. Vale lembrar que a data acabou sendo ignorada pela Família Real.

Diante da justificativa do advogado, o juiz Timothy Fancourt afirmou estar “um pouco surpreso”. Já o advogado do MGN, Andrew Green, se disse “profundamente perturbado”, pela ausência de Harry, afirmando que pretendia interrogar o monarca durante um dia e meio.

A ida de Harry à côrte marca a primeira declaração de um membro da realeza britânica em um tribunal desde Edward VII, por ocasião de um julgamento por difamação em 1890, antes de se tornar monarca.

Príncipe Harry sai do carro chegando ao tribunal
Príncipe Harry é o primeiro membro da Família Real a prestar depoimento em mais deum século – Foto: Grosby Group

ENTENDA O CASO

O duque de Sussex abriu uma ação contra a editora dos jornais “Daily Mail” e “Mail on Sunday” por reportagens que as publicações fizeram sobre ele e sua mulher, Meghan Markle. Ele alega que houve “coleta ilegal de informações”.

Imagens do canal de televisão Sky News mostraram o príncipe de 38 anos, que mora nos Estados Unidos, entrando no tribunal onde o grupo Associated Newspapers tenta arquivar o caso

Foram abertos os procedimentos legais do caso e um juiz ainda tem de decidir se há provas suficientes para ir a julgamento. A previsão é que o julgamento dure quatro dias.

Além de Harry, o cantor Elton John e as atrizes Sadie Frost e Liz Hurley também participam como parte acusatória no processo. No total, seis denunciantes acusam o grupo editorial de contratar detetives para ouvir suas conversas em locais diversos, do interior de seus carros até suas casas.

(O Fuxico)