Qual raça de cachorro vive mais? Estudo compara 150 e descobre relação com tamanho do focinho

0
388

Lancashire heeler são os que vivem mais com cerca de 15 anos em média

Todos os cães vão para o céu. Mas um bulldog pode chegar lá anos antes de um Border terrier, de acordo com um novo estudo realizado com quase 600 mil cães britânicos de mais de 150 raças.

Raças grandes e raças com rostos achatados tiveram expectativa de vida média mais curta do que cães menores e aqueles com focinhos alongados, descobriram os pesquisadores. As cadelas também viveram um pouco mais que os machos. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports na quinta-feira.

Há exceções a essas tendências gerais, e as descobertas podem não se aplicar a cães fora da Grã-Bretanha, onde as práticas de criação – e os conjuntos genéticos – podem ser diferentes, observaram os investigadores.

Mais pesquisas serão necessárias para determinar por que algumas raças têm expectativa de vida mais curta do que outras. Algumas raças são geneticamente predispostas a sérios problemas de saúde, mas diferenças relacionadas à raça no comportamento, estilo de vida, dieta, ambiente ou outros fatores também podem desempenhar um papel na redução da vida de alguns cães, disseram especialistas.

O estudo baseia-se numa base de dados de 584.734 cães britânicos, que os investigadores reuniram a partir de registos de raças, companhias de seguros para animais de estimação, empresas veterinárias e outras fontes.

Mas Audrey Ruple, epidemiologista veterinária, que não esteve envolvida no novo estudo, disse que o uso de tantas fontes de dados diferentes pelos pesquisadores foi um dos pontos fortes do estudo. “Acho que esta é uma abordagem fantástica”, disse ela.

A maioria dos cachorros estudados eram de raça pura. Os pesquisadores categorizaram o tamanho geral do corpo como pequeno, médio ou grande e o formato da cabeça como face plana, proporção média ou face longa.

Em todos os cães, a expectativa de vida média foi de 12,5 anos, descobriram os pesquisadores, mas a expectativa de vida média variou entre as raças. Lancashire heeler, uma raça de pequenos cães pastores, vivem em média 15,4 anos, enquanto os cães pastores caucasianos, muito maiores, tinham uma vida média de apenas 5,4 anos.

(Folha de São Paulo)