Sisu: inscrições estão abertas, com 264 mil vagas no ensino superior

0
249

As inscrições para o Sisu vão até quinta-feira (25/1). Serão ofertadas 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de ensino superior

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a partir desta segunda-feira (22/1) e vão até quinta-feira (25/1). O programa é a principal porta de entrada de milhares de estudantes em instituições públicas de ensino superior.

Serão ofertadas 264.360 vagas (confira a lista abaixo), distribuídas em 127 instituições de ensino superior. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem o maior número de bolsas, com 9.240 oportunidades, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Para se inscrever, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A partir de 2024, o Sisu passará a ter apenas uma edição por ano. Anteriormente, ele acontecia duas vezes: no primeiro e no segundo semestres.

Os resultados serão divulgados na próxima terça-feira (30/1). Os selecionados precisam se matricular na instituição de ensino entre 1º e 7 de fevereiro. Já o prazo para manifestar interesse para integrar a lista de espera é de 30 de janeiro até 7 de fevereiro.

Outra novidade é que, diferentemente dos anos anteriores, em 2024 os inscritos na lista de espera do Sisu terão a oportunidade de concorrer para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular durante todo o ano.Play Video

Mesmo com a alteração no processo de oferta de vagas (sem duas aberturas do processo seletivo), haverá oportunidades para cursos com o início das aulas previsto tanto para o primeiro e quanto para o segundo semestre de 2024.

Durante a inscrição no Sisu, o candidato tem que escolher, em ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. O interessado também deve informar se concorrerá por cotas ou por ampla concorrência Vinícius Santa Rosa/Metropoles

Veja o calendário:

  • Inscrições: de 22 a 25 de janeiro
  • Resultados: 30 de janeiro
  • Matrícula: 1º a 7 de fevereiro
  • Lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro

Vale ressaltar que, além do Sisu, o MEC vai abrir as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) na próxima segunda (29/1). O período para concorrer a uma das 402 mil vagas termina em 1º de fevereiro.

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também é possível ingressar no ensino superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Enem Portugal e em diversas instituições internacionais, como nos Estados Unidos (EUA) e no Canadá.

O que é o Sisu?

O Sisu usa os resultados da edição mais recente do Enem, neste caso, a edição de 2023. Desde 2010, o programa reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

(Metrópoles)