Tecladista da banda Nenhum de Nós morre de câncer de rim; doença dá sinais?

0
66

João Vicenti, da banda Nenhum de Nós
Imagem: Reprodução/Facebook @antoniofloresguitar
O músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro e tecladista da banda gaúcha Nenhum de Nós, morreu na noite desta terça-feira (26) aos 58 anos, vítima de câncer no rim. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Porto Alegre.

A doença, silenciosa em fases iniciais, pode dar sinais de alerta durante sua evolução.

Esse tipo de câncer não é dos mais comuns e tem a incidência estimada entre 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes, principalmente em pessoas acima dos 60 anos. De acordo com projeções do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil registra mais de 6.000 casos por ano.

Segundo Gustavo Cardoso Guimarães*, cirurgião oncológico, diretor do IUCR (Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica) e coordenador dos departamentos cirúrgicos oncológicos da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, os três sintomas mais comuns da doença são:

  • sangue na urina
  • dor e massa palpável no abdómen


Outros sinais também podem aparecer como dor lombar de um lado, massa (caroço) na lateral ou na parte inferior das costas, fadiga, perda de apetite, perda de peso, febre e anemia. Como os sintomas são parecidos com outras doenças, é importante que a pessoa procure um médico. Um simples exame de ultrassom é capaz de detectar o problema.

Já o tratamento do câncer do câncer de Rim são doenças e hábitos potencialmente modificáveis, comuns na população ocidental, como a obesidade, diabetes, tabagismo, IMC elevado e uso cronico de medicações para controle da hipertensão.