Uma TV do seu tamanho: lançamentos têm supertelas de até 140 polegadas, com 1,74 m de altura

0
830

Na CES 2024, maior feira de eletrônicos do mundo, que começa hoje em Las Vegas, fabricantes investem em modelos com imagem de altíssima definição, inteligência artificial e até dobráveis

Samsung apresenta TV com tela de 140 polegadas na abertura da CES 2024
Samsung apresenta TV com tela de 140 polegadas na abertura da CES 2024 — Foto: Bruno Rosa

Quem circula pela CES, a maior feira de eletroeletrônicos do mundo que acontece essa semana em Las Vegas, nos EUA, já notou que os aparelhos de televisão estão ficando cada vez maiores. Na atual temporada de lançamentos, as principais apostas dos fabricantes já ultrapassam com folga a barreira das 100 polegadas. As novidades serão exibidas a partir de hoje na CES 2024.

A tendência ganha impulso ainda com novas tecnologias de alta resolução de imagem em 8K, plataformas próprias de inteligência artificial e versões dobráveis com a possibilidade de enrolar a tela, que ganhou versão invisível. E mais: há modelos sem fio.

Para especialistas presentes no evento, a busca por tamanhos maiores é uma tendência em alta nos principais mercados do mundo, como no Brasil. Segundo dados da consultoria GfK, os modelos a partir de 55 polegadas, por exemplo, já representam 25% das vendas no Brasil.

Para Henrique Mascarenhas, diretor comercial da GfK na América Latina, o segmento de telas maiores vem impulsionando o crescimento do setor.

— Na era das múltiplas telas, o consumidor está buscando opções maiores de televisores de forma que a TV acaba virando o centro de entretenimento, em um comportamento que foi acelerado desde a pandemia. Não faz mais sentido ter tela pequena, abaixo de 50 polegadas — explica Mascarenhas, lembrando que a indústria começa a ampliar o volume de lançamentos de TVs maiores.

77% trocam TV por modelo

Os fabricantes não poupam esforços para atrair os consumidores pelo tamanho. A Samsung está lançando modelos de até 140 polegadas (de cerca de 1,74 de altura por 3,10 de largura) com suas diferentes tecnologias de transmissão de imagem.

Pesquisa apresentada pela gigante coreana revelou que 77% das pessoas trocaram seus aparelhos por versões maiores. Além disso, 39% querem modelos maiores que 80 polegadas.