Vaga direta na semifinal, Série D e último lugar no G-6; o que está em jogo na última rodada do Estadual

0
85

Foto: Emerson Rocha / ge Petrolina

Retrô, Náutico, Santa Cruz, Central, Maguary e Afogados entram na última rodada da primeira fase ainda para saber seu destino no restante da competição; jogos ocorrem no próximo sábado


A primeira fase do Campeonato Pernambucano terá a sua última rodada no próximo sábado, com algumas definições, mas também situações em aberto com relação à segunda vaga direta para a semifinal, classificação para a Série D e a última dentro do G-6.

Sendo assim, o ge explica todos os cenários envolvendo os dez clubes que entrarão em campo, seja com a vida já resolvida ou ainda indefinida. Todas as partidas serão disputadas às 16h30.

Taça do Campeonato Pernambucano  — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Taça do Campeonato Pernambucano — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Sport

Já com a primeira colocação assegurada, bem como a vaga direta na semifinal e na Copa do Brasil de 2025, o Leão entra em campo no clássico contra o Náutico já com a vida resolvida e apenas para cumprir tabela.

Jogadores do Sport comemoram com torcida vitória sobre o Porto — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Jogadores do Sport comemoram com torcida vitória sobre o Porto — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Retrô

Após assumir a vice-liderança com a vitória sobre o Náutico no domingo passado, o Retrô garante a segunda vaga direta na semifinal caso vença o lanterna e já rebaixado Flamengo de Arcoverde, mantendo, na pior das hipóteses, a diferença de dois gols a favor de saldo para o Náutico, que enfrenta o Sport. Já se o Timbu tropeçar, basta a Fênix uma vitória por qualquer placar.

Vale lembrar que, caso garanta o segundo lugar, o Retrô também assegura a classificação para a Série D de 2025 distribuída na primeira fase.

Retrô comemora vitória sobre o Náutico — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Retrô comemora vitória sobre o Náutico — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Náutico

Na terceira colocação, o Náutico não depende mais apenas das próprias forças para se garantir direto nas semifinais. Para isso, vai precisar vencer o Sport tirando a diferença de gols com relação ao Retrô, caso a Fênix também passe pelo Flamengo de Arcoverde.

O caminho “menos difícil” porém, seria uma vitória no clássico associada a um tropeço do Retrô. Porém, vale lembrar ainda que o Alvirrubro corre o risco de terminar a primeira fase até na quarta colocação.

Para isso, basta um tropeço contra o Sport associado a uma vitória do Santa Cruz, contra o Central, em Caruaru.

Se o Timbu perder o clássico, bastaria ao Tricolor um empate em Caruaru para assumir a terceira posição, uma vez que chegaria aos mesmos 17 pontos, mas levaria vantagem no saldo de gols.

Náutico x Retrô - Arena de Pernambuco — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Náutico x Retrô – Arena de Pernambuco — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Santa Cruz

O Tricolor entra na última rodada tendo garantido, no mínimo, o mando de campo na partida eliminatória da segunda fase, uma vez que não pode mais perder a quarta posição.

Porém, o Santa Cruz ainda tem chance até mesmo de terminar na vice-liderança e conquistar assim, de quebra, uma vaga na semifinal e também na Série D de 2025.

Para ficar com a segunda posição, o Tricolor precisa vencer o Central, em Caruaru, e torcer por tropeços de Náutico e Retrô, diante de Sport e Flamengo de Arcoverde, respectivamente. Vale pontuar, no entanto, que para a disputa da Série D, a Cobra basta terminar à frente da Fênix.

Santa Cruz x Afogados - Arruda - Campeonato Pernambucano — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Santa Cruz x Afogados – Arruda – Campeonato Pernambucano — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Central

A Patativa chega a última rodada já garantida na segunda fase, e sabendo que terá que fazer o jogo eliminatório fora de casa. Porém, ainda corre o risco de terminar a primeira fase na sexta posição.

Cenário que acontecerá em caso de derrota para o Santa Cruz, no Lacerdão, e vitória do Maguary sobre o Afogados, fora de casa.

Central x Maguary — Foto: Hugo Soares

Central x Maguary — Foto: Hugo Soares

Maguary

O time de Bonito depende apenas de si para se classificar pela primeira vez para a segunda fase. Para isso, basta empatar o confronto direto que fará contra o Afogados, no estádio Vianão.

Vale lembrar que uma vitória, associada a uma derrota do Central, dá ao Azulão a quinta colocação.

Maguary x Flamengo de Arcoverde — Foto: Anderson Cavalcanti

Maguary x Flamengo de Arcoverde — Foto: Anderson Cavalcanti

Afogados

Apesar de ter sofrido uma goleada de 5 a 1 para o Santa Cruz na penúltima rodada, o Afogados chega ao jogo derradeiro da primeira fase dependendo apenas de si para avançar no Estadual.

Isso porque, se vencer em casa o confronto direto que fará contra o Maguary, a Coruja chegará aos mesmos 10 pontos do rival, mas ganhará a sexta posição por ter uma vitória a mais ao longo da competição (3×2). Qualquer outro resultado elimina o time sertanejo.

Afogados em jogo contra o Santa Cruz — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Afogados em jogo contra o Santa Cruz — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Petrolina

Após a surpreendente campanha do ano passado, quando foi semifinalista assegurando vaga na Série D e na Copa do Brasil deste ano, a Fera Sertaneja decepcionou em 2024.

A equipe chega na última rodada apenas para cumprir tabela contra o Porto, uma vez que não tem mais chances de se classificar, nem risco de ser rebaixada.

Time do Petrolina decepcionou no Pernambucano — Foto: Emerson Rocha / ge Petrolina

Porto

Já rebaixado, apenas cumpre tabela contra o Petrolina.

Flamengo de Arcoverde

Já rebaixado, apenas cumpre tabela contra o Retrô

(GE)