Vagas nas semifinais, rebaixamento e mais: veja o que está em jogo na penúltima rodada do Pernambucano

0
95

Sport e Náutico podem carimbar vagas diretas para as semifinais, enquanto Flamengo de Arcoverde e Porto correm risco de sacramentar matematicamente a queda; entenda cenário


Com o empate por 0 a 0 entre Santa Cruz e Retrô, todos os 10 clubes do Campeonato Pernambucano, finalmente, voltam a ter o mesmo número de jogos na competição, restando portanto duas partidas para cada na primeira fase.

Cenário que possibilita algumas definições já no próximo fim de semana, tanto na parte de cima, com as vagas diretas nas semifinais, quanto na debaixo, com relação ao rebaixamento para a Série A2.

Sport garante vaga direta na semifinal se vencer o Porto, sábado — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Vagas diretas na semifinal

Sport e Náutico entram na rodada já podendo assegurar a classificação direta para as semifinais. Vagas destinadas aos dois primeiros colocados da primeira fase.

Atual líder, o Leão carimba a vaga com uma vitória sobre o Porto, penúltimo colocado, sábado, na Arena de Pernambuco, em jogo que terá transmissão ao vivo pela Globo.

Isso porque os rubro-negros atingiriam a marca de 21 pontos e não poderiam mais ser alcançados pelo Retrô, terceiro colocado, e que, caso vença seus dois últimos jogos, só pode chegar a 20.

Camisa 10 do Sport, Alan Ruiz comemora grande atuação contra o Central

Um ponto atrás do Sport, na vice-liderança, o Náutico também pode garantir a passagem direta para a semifinal na próxima rodada. Isso porque faz justamente um confronto direto contra o Retrô, domingo, na Arena de Pernambuco.

Em caso de vitória, os alvirrubros chegarão aos 20 pontos, impedindo assim, automaticamente, que a Fênix consiga o mesmo. Já o Santa Cruz, quarto colocado, só pode chegar, no máximo, aos 19 pontos.

Vale lembrar que no ano passado, o Timbu terminou a primeira fase na terceira colocação e com isso precisou fazer um jogo eliminatório contra o Salgueiro, onde acabou eliminado nos pênaltis, perdendo assim também a vaga na Copa do Brasil deste ano.

Atacantes acertam o pé e Náutico vence o Porto nos Aflitos

Rebaixamento

Da mesma forma, a penúltima rodada da primeira fase também já poderá definir os dois clubes rebaixados para a Série A2. No caso, Flamengo de Arcoverde e Porto.

Lanterna da competição, com apenas um ponto somado, o Flamengo terá a queda sacramentada matematicamente caso não vença o Maguary, domingo, no estádio Arthur Tavares de Melo, em Bonito.

Vale lembrar que a equipe sertaneja teve a sua presença no Pernambucano confirmada quando faltava apenas uma semana para o início da competição, ao substituir o Salgueiro que desistiu de participar por problemas financeiros.

Flamengo de Arcoverde monta time jovem para disputar o Pernambucano

Já o Porto, penúltimo colocado com apenas três pontos, sacramenta o seu retorno à Série A2 caso seja derrotado pelo Sport e o Petrolina, oitavo colocado, com seis, ao menos pontue em casa diante do Central, no domingo.

Porém, mesmo em caso de derrota da Fera Sertaneja, a permanência do Gavião do Agreste na elite estadual entrará na cota do milagre em caso de derrota para o Leão.

Isso porque, na última rodada, o Porto poderia no máximo igualar os seis pontos do Petrolina. Mas o time, que tem a pior defesa da competição (20 gols sofridos), conta também com o pior saldo de gols (doze gols negativos). O Petrolina tem “apenas” dois gols negativos.

Retrô e Santa garantidos na segunda fase

Disputando diretamente uma vaga na Série D, Retrô e Santa Cruz garantiram matematicamente a classificação ao menos para a segunda fase do Pernambucano com o empate no Arruda.

Isso porque, com 14 pontos, o Retrô não pode mais ser alcançado pelo Maguary, sétimo e primeiro time fora da zona de classificação, que soma apenas sete.

Já o Santa Cruz, com 13, na pior das hipóteses só poderá terminar a primeira fase na sexta colocação, uma vez que Maguary e Afogados (que também tem sete pontos), se enfrentam na última rodada, fazendo assim com que um dos dois, obrigatoriamente, não chegue a atual pontuação coral.

(GE)