Holandês sofreu com vibrações na transmissão, escalou o grid na Arábia Saudita, mas não superou o companheiro Sergio Pérez. Rosberg critica Max: “Poderia ser mais gracioso”
Saindo da 15ª colocação no GP da Arábia Saudita, Max Verstappen cruzou a linha de chegada em segundo – o que, para muitos, seria uma bela corrida de recuperação. Mas o bicampeão da F1 não saiu plenamente satisfeito: o piloto se queixou de problemas de confiabilidade na RBR, que afetaram o fim de semana. E se o clima na RBR era de satisfação com a vitória de Pérez, Verstappen não compartilhava o sentimento.
- Alonso chega ao 100º pódio na F1: veja recordes do bicampeão
- FIA explicará confusão com Alonso no GP da Austrália
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.564.1_pt_br.html#goog_2061180652Reproduzir vídeoReproduzir–:–/–:–Silenciar somTela cheia
Rafael Lopes e Luciano Burti analisam GP da Arábia Saudita
A principal queixa de Verstappen é voltada à confiabilidade do RB19, monoposto da RBR. No sábado, o holandês sofreu com uma falha no eixo de transmissão e teve que abandonar a classificação ainda no Q2.
Durante a corrida, Max reclamou de vibrações no eixo e ruídos sob alta velocidade, mas a RBR alegou não ter visto quaisquer anomalias nos dados; Pérez, por sua vez, apontou um pedal de freio “longo”.
- RBR surpreende Hamilton: “Quando éramos rápidos, não era tanto”
- Pérez passeia e vence GP da Arábia Saudita
F1 2023: Max Verstappen em entrevista coletiva após o GP da Arábia Saudita — Foto: Bryn Lennon/Getty Images
No GP do Bahrein, abertura da F1 2023, o holandês da RBR levou a pole position e a vitória, mas viveu um susto com a queda de rendimento do carro em relação à pré-temporada.
– Meu primeiro fim de semana (no Bahrein) não foi muito limpo, por causa da mudança de equilíbrio dos testes para o fim de semana de corrida. Outras coisas estavam acontecendo nos bastidores, e agora de novo, depois de três sessões positivas de treinos, tive um problema na classificação – afirmou Verstappen, complementando:
– Não me importo de fazer uma corrida de recuperação. Mas quando você está brigando por um campeonato e parece estar entre dois carros, temos que garantir que ambos são confiáveis.
Max Verstappen e Sergio Pérez conversam em entrevista após o GP da Arábia Saudita — Foto: Bryn Lennon/Getty Images
Após ultrapassar Fernando Alonso e ascender à segunda posição em Jidá, Verstappen tentou perseguir o companheiro Sergio Pérez, mas o mexicano respondeu na pista. Checo cruzou com mais de 5s de vantagem enquanto Max levou a volta mais rápida, cujo ponto extra o manteve na liderança da F1 2023.
– Acho que, realisticamente, com ou sem o safety car (acionado por Stroll), o P2 era a posição mais alta possível. (…) Tentei encurtar a distância, mas fiquei com essas vibrações na transmissão. Em determinado momento, fiz os cálculos. Não teria conseguido fechar a distância com só dez voltas restantes. Então, em certo ponto, acho que é mais importante se contentar com o segundo lugar, sem problemas no carro – finalizou.
Rosberg cobra graciosidade de Verstappen
A declaração de Max após o fim da corrida na Arábia Saudita não foi bem recebida por Nico Rosberg, campeão da F1 em 2016, que hoje atua como comentarista. Na opinião do alemão, faltou espírito de equipe ao holandês, que busca o tricampeonato mundial em 2023.
Outra imagem que ganhou destaque após a corrida foi a reação de Jos Verstappen, ex-piloto de F1 e pai de Max. Enquanto Pérez comemorava com a RBR, o ex-Benetton manteve uma expressão fechada.
Jos Verstappen conversa com filho, Max, após o GP da Arábia Saudita — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
– Acho que é (uma reação) fraca, em primeiro lugar. Que tipo de sinal é esse para a equipe? Não é bom ver isso. (No sábado), nos disseram que ele (Max) deixou a pista muito rapidamente e faltou a reunião da equipe. Essa não é uma boa abordagem, uma boa mentalidade tão cedo na temporada, quando a equipe fez um trabalho tão brilhante com o carro, está trabalhando tanto. Ele poderia ser um pouco mais gracioso – disse Rosberg.
No passado…
No último GP de São Paulo, Verstappen e Pérez protagonizaram uma briga bastante pública em Interlagos. Na ocasião, o mexicano ainda disputava o vice-campeonato da F1 2022, que acabou nas mãos de Charles Leclerc.
Já campeão, Verstappen ignorou um pedido de troca de posições da RBR e pediu que não fosse incomodado novamente. Em resposta, Pérez disparou que o companheiro “mostrou quem é” e que o holandês devia seus dois títulos mundiais a ele. Neste ano, Checo cobrou a equipe de energéticos, dizendo que só prestaria apoio a Max se houvesse reciprocidade.
(GE)