asdasdasdasd

Escola Ministro Marcos Freire de Cabrobó promove mais uma Copa Marcão

por Mário Souza 26 de Agosto de 2019 às 17:07
categoria: Escolar

Cerca de 400 crianças e adolescentes de 3 estados compeçaram a disputar neste segunda-feira (26), mais uma edição da Copa Marcão de Futsal. No domingo (25), foi realizada a festa de abertura, com a presença de autoridades, que prestigiaram o desfile das equipes e apresentação da Banda Marcial e do Grupo de Dança da Escola Estadual Ministro Marcos Freire – Cabrobó/PE

O certame que reúne salonistas dos 7 aos 19 anos de idade, conta com a participação de pequenos atletas cabroboenses, bem como alunos de outras cidades pernambucanas, do Ceará e da Bahia.

Os confrontos das diversas categorias masculina e feminina, prosseguem até a próxima sexta-feira (30), quando acontecem os jogos decisivos.

Um dos destaques da Copa é a logística montada pela gestão e pela equipe de profissionais da Escola Ministro, para receber os atletas visitantes. Para isso as salas de aula são transformadas em alojamento para as delegações de outras cidades.

Neste ano a Copa Marcão conta com uma novidade. O empresário e Vereador da Cidade, Dim Saraiva, esta oferecendo premiações em dinheiro para as equipes finalistas de cada modalidade. Os campeões ficarão com o prêmio de R$ 300,00 (trezentos reais), enquanto os segundos colocados vão receber R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).


Parnamirim vai sediar partidas de futsal dos Jogos Abertos de Pernambuco

por Mário Souza 25 de Abril de 2017 às 16:08
categoria: Escolar

Fonte / Blog do Alvinho

Distante aproximadamente 50 km de Salgueiro, a cidade de Parnamirim vai sediar algumas partidas de futsal, nas modalidades masculina e feminina, na edição deste ano dos Jogos Abertos de Pernambuco. 

Em Parnamirim serão disputados os jogos de futsal feminino com times de Cabrobó, Parnamirim, Lagoa Grande, Santa Cruz, Exu, Afrânio e Petrolina.

Já na modalidade futsal masculino, os times são de Lagoa Grande, Parnamirim, Afrânio, Belém do São Francisco, Santa Cruz, Petrolina, Cabrobó e Exu.

O evento esportivo será realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco em todas as regiões de Pernambuco, a partir de maio. Os campeões de cada região se enfrentam na fase final, de 8 a 12 de novembro em Serra Talhada.


Escola de Salgueiro é bi-campeã do JEPs

por Mário Souza 19 de Dezembro de 2016 às 16:41
categoria: Escolar

Fonte : Pernambuco Já

Neste domingo (18) foi realizada na Arena de Pernambuco a final do futebol dos Jogos Escolares de Pernambuco 2016. Última modalidade a ser disputada na competição, o torneio terminou consagrando a Escola Carlos Pena Filho, de Salgueiro, como campeã da disputa. A decisão da categoria infantil, para crianças de 15 a 17 anos, foi realizada contra a EREM João Vicente de Queiroz, de Água Preta, por 5 a 1. O título foi o segundo dos sertanejos, campeões em 2015.

Além da final, o gramado da Arena também recebeu a disputa pelo 3º lugar no futebol infantil, disputada entre as Escolas Antônio Corrêa, do município de Condado, e a EREM Tereza Torres, de Itapetim. O time do sertão pernambucano saiu vitorioso com a goleada por 4 a 1.

Destaque da final pelo lado dos campeões de Salgueiro, o atacante Caio Gomes, de 16 anos, autor de três gols, esteve pela primeira vez na Arena e comemorou a boa estréia no estádio. “Primeira vez que eu estive aqui na Arena e estou muito orgulhoso desse título. Foi uma experiência muito boa, ainda mais por jogar nesse gramado onde passaram grandes seleções e onde meu ídolo, Neymar, jogou. Pude ter a mesma sensação que ele”, comparou o jovem.

Caio, inclusive, poderá ter mais oportunidades de voltar a atuar na Arena futuramente. Ele juntamente com outros três jovens irá assinar um contrato profissional com times da região onde moram e estudam. O benefício e fruto de uma parceria da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Os demais atletas premiados foram o goleiro João Rogério Lucena, da EREM João Vicente de Queiroz, o defensor Lucas Alves e o meia Paulo Rinck, estes dois da Escola Carlos Pena Filho.


Começou a XII Copa Marcão em Cabrobó

por Mário Souza 6 de Junho de 2016 às 16:18
categoria: Escolar

Foto : Cabrobonews

Teve início nesta segunda-feira (6) em Cabrobó-PE, uma das maiores competições interescolares do Sertão do São Francisco. A bola pesada rolou para XII Edição da Copa Marcão de Futsal, “Troféu Inácio Joaquim L. Júnior”.

Promovida pela Escola Estadual Ministro Marcos Freire, a copa reúne cerca de 1 mil competidores de 19 escolas, sediadas em 4 municípios sertanejos: Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Verdejante.

Os torneios são disputados nos naipes masculino e feminino, por atletas com idades entre 7 (fraldinha) e 19 anos (juvenil).

As partidas são jogadas nos períodos da manhã, tarde e noite na Quadra Poliesportiva Lourival Simões de Medeiros, localizada no Bairro COHAB.

Confira a lista de participantes;

Cabrobó – Escola Municipal Prefeito José Caldas Cavalcanti , Escola Municipal Lyons Brígida de Melo Pereira, Escola Municipal Vereador José Nílton Bione de Andrade , Escola Municipal Joaquim André Cavalcanti, Escola Gregório de Souza Meneses, Colégio Espaço Livre, Escola Brigida de Alencar, Escola Estadual Indígena e Escola Estadual Ministro Marcos Freire.

Santa Maria da Boa Vista – Escola Estadual Padre Maurilo, Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos , Escola Francisco Mauro, Escola Catalúnia, Escola Maria da Purificação.

Orocó – Escola de Referência em Ensino Médio Jacob Antônio de Oliveira , Escola Estanislau Luiz Bione, Escola Bem-te-vi.

Verdejante – Escola Anísio Teixeira, Escola Joaquim Tavares

Os campeões da Copa Marcão serão conhecidos nas partidas finais marcadas para a próxima sexta-feira (10).


João Pessoa será sede dos Jogos da Juventude

por Mário Souza 7 de Abril de 2016 às 18:27
categoria: Escolar

Fonte : COB

A cidade de João Pessoa, na Paraíba, será a capital nacional do esporte escolar em 2016. Após a confirmação para ser a sede da etapa para alunos de 12 a 14 anos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Governo do Estado da Paraíba firmaram, nesta semana, acordo para que a capital do estado da Paraíba receba também a segunda fase dos Jogos Escolares da Juventude, para atletas de 15 a 17 anos. O evento será realizado de 10 a 19 de novembro. A primeira etapa (12 a 14 anos) acontecerá entre 20 e 29 de setembro.

Com a realização das duas etapas, João Pessoa passa a ser a cidade que mais vezes terá recebido os Jogos Escolares da Juventude. A capital paraibana será a sede do evento pela sexta vez, ultrapassando Poços de Caldas (MG), anfitriã da competição em cinco ocasiões. "Gostaria de agradecer ao governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, e ao secretário de estado de Esportes, Juventude e Lazer, Tibério Limeira, por todo esforço e disponibilidade em realizar as duas edições da maior competição estudantil do país em João Pessoa", afirmou Edgar Hubner, diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude e gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

Na edição de 15 a 17 anos são disputadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.

Além das competições, os jovens atletas têm a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

 


Ministério prorroga inscrições do Programa Segundo Tempo

por Mário Souza 9 de Fevereiro de 2016 às 06:00
categoria: Escolar

O Ministério do Esporte prorrogou até o dia 11 de março a chamada pública voltada para entes que desejam firmar parcerias com a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) para implantar os programas Segundo Tempo (PST), e suas vertentes, Luta pela Cidadania, Vida Saudável e o Programa Esporte e Lazer da Cidade.

As parcerias serão celebradas por meio de Convênios e Termos de Execução Descentralizada (TED) entre os governos Federal, dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal e Instituições Públicas de Ensino.  A vigência será de 24 meses, sendo os quatro meses iniciais destinados à fase de estruturação.

O acesso aos programas será por meio de chamamento público (edital), de emenda parlamentar ou proponente específico, obedecendo às orientações das respectivas diretrizes do edital.

Para saber mais sobre os programas do Ministério do Esporte só acessar o portal: esporte.gov.br


Atletas de Ouricuri estão na lista do Ganhe o Mundo

por Mário Souza 4 de Fevereiro de 2016 às 16:43
categoria: Escolar

Por - Bruno Morais / Voluntários da Pátria AM



Adolescentes com idades entre 14 e 17 anos terão uma grande oportunidade através do Programa Ganhe o Mundo Esportivo. Ouricuri é a cidade com o segundo maior número de selecionados, com cinco estudantes/atletas (todos no atletismo), perdendo apenas para Recife, com seis. Bodocó, também no Araripe, teve um aluno/atleta selecionado.

Os jovens são estudantes da rede pública, que se consagraram campeões dos Jogos Escolares. Eles passaram dois meses de treinamentos e estudos no exterior - o país ainda não foi definido. A previsão de embarque rumo ao exterior deve acontecer no segundo semestre.

LISTA DOS REPRESENTANTES DO ARARIPE NO PROGRAMA GANHE O MUNDO ESPORTIVO 2016

Hermerson Antônio da Silva Alencar – Atletismo/Ouricuri

Ítalo Fernando Menezes Marques – Atletismo/Ouricuri

João André Pereira da Silva – Atletismo/Ouricuri

José Ítalo Alencar Oliveira – Atletismo/Ouricuri

Maria Aparecida Gomes de Souza – Atletismo/Ouricuri

Adão Alves de Souza Neto – Ciclismo/Bodocó

 

 


Aluna de Ouricuri leva ouro e bronze nos Jogos dos IFS

por Mário Souza 5 de Novembro de 2015 às 11:19
categoria: Escolar

A aluna do curso de Agropecuária do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Raiane Martins, 19 anos, foi campeã da prova de 3000 m e terceira colocada nos 1500 m na etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que ocorreu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, no fim do mês de outubro.

Com o resultado, a estudante se classificou para a etapa nacional dos JIFs, que será realizado de 12 a 15 de novembro no estado de Goiás, tendo como anfitriões o IF Goiás e o IF Goiano.  E para ter um bom resultado, a jovem treina 45 minutos por dia.

Natural de Ipubi – PE,Raiane Martins, pratica o atletismo há seis anos e já coleciona algumas conquistas. “Comecei na Escola Estadual Joaquim Eugênio Silva, em Ipubi, quando vi os alunos disputando e ganhando competições” ,disse a discente, que também é integrante da seleção de Futsal de Ipubi.

A aluna do curso de Agropecuária conta que aprovou a participação dela na etapa Nordeste dos JIFs e está na expectativa para a competição nacional. “Fiquei feliz com o resultado. Foi muita superação. Fiz novas amizades e pude conhecer Natal através dos jogos. Agora, vou me preparar para competir com atletas de todo o país”, falou a atleta.

O coordenador de Esportes do campus Ouricuri, professor Noberto Freire, avaliou o desempenho de Raiane Martins. “Quando sinalizamos que ela iria competir nos JIFs, houve empenho e dedicação aos treinamentos e o resultado foi fruto do esforço. Foi um bom desempenho”, declarou o educador físico.

Fonte : Ascom/IF Sertão


Cabrobó promoverá Jogos Escolares em Novembro

por Mário Souza 29 de Outubro de 2015 às 19:09
categoria: Escolar

Durante entrevista concedida ao Programa Nossa Voz Esporte do Sistema Grande Rio, o Secretario de Articulação Social e Esportes de Cabrobó, Jorge Cavalcanti, explicou os preparativos para a realização dos Jogos Escolares 2015.

Segundo o Secretario, a competição, que deverá acontecer no próximo mês, será promovida através de parceria entre município e escolas, para que sejam cobertos os custos envolvidos.

Entre as despesas previstas, esta a contratação de uma equipe de arbitragem que mediará ás disputas das diversas modalidades. A maioria dos jogos serão sediados no Ginásio de Esportes Araujão e no Estádio Municipal João Freire de Carvalho.

A data para abertura e a tabela geral dos Jogos Escolares de Cabrobó, serão divulgadas após uma nova reunião com os Professores de Educação Física de todas as escolas envolvidas. O encontro ainda não tem data definida.


Atletas de Ouricuri comemoram oportunidade no Canadá

por Mário Souza 8 de Outubro de 2015 às 16:33
categoria: Escolar

Por Bruno Morais / Voluntarios da Pátria AM

O Programa Ganhe o Mundo Esportivo, ação das Secretarias Estaduais de Turismo, Esporte, Lazer e Educação, proporcionou uma grande experiência na vida de duas jovens atletas de Ouricuri.

Janaína Santos, que é campeã brasileira escolar no salto em distância e vice-campeã mundial escolar nos 100m (disputado no China) e Ingrid Martins, vice-campeã brasileira escolar de lançamento de disco, fizeram um intercâmbio de seis semanas na cidade de Montreal, no Canadá.

Durante o programa Nossa Voz Esportes, nesta quinta-feira (8), as duas falaram da experiência no país da América do Norte. Janaína contou que a oportunidade foi muito bem aproveitada. “Pra mim foi um período de muito aprendizado. Aproveitei ao máximo todos os dias que passei em Montreal”, disse.

Já Ingrid falou um pouco da sua rotina durante esse período: “A gente acordava cedo no maior frio, íamos pra escola e depois treino. Corrigimos algumas técnicas e aperfeiçoamos muito nossas práticas esportivas. Foi um aprendizado que levarei para a vida toda” explicou.